Cientista Aprendiz encerra ano com emoção pelas conquistas em 2020

Publicado em 4 de dezembro de 2020 às 13:29
Categorias:

Na última quinta-feira de novembro, dia 26, aconteceu a cerimônia anual de encerramento do Cientista Aprendiz. Tradicionalmente feita para celebrar as conquistas dos alunos do programa ao longo do ano letivo, recepcionar os ingressantes e se despedir dos formandos, a cerimônia este ano foi um tanto diferente.

Com base no Protocolo de Biossegurança do Dante, o evento foi realizado no ginásio do Colégio de maneira híbrida, com uma quantidade reduzida de pessoas reunidas presencialmente, com a devida distância entre elas, somada a participações on-line. Também houve uma transmissão ao vivo de toda a cerimônia pelo YouTube.

O Cientista Aprendiz é o programa de pré-iniciação científica do Colégio Dante Alighieri, oferecido desde 2006 a alunos do 8º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. Seu objetivo é incentivar a autonomia na elaboração de questões-problema, na proposição de hipóteses e no encaminhamento metodológico de pesquisas, a fim de ampliar a motivação e o aprendizado das ciências e da aplicação de suas ferramentas.

Despedida de um ano desafiador

A cerimônia de 2020 durou aproximadamente duas horas e foi apresentada pelos professores Tiago Bodê, de Ciências e Mara Cristina Pane, coordenadora do Departamento de Química.

A abertura e o fechamento do evento se deram com a apresentação artística da aluna Gabriela Abib, da 3ª série, ao lado da maestrina Gisele Correa da Cruz, do Vocal Dante – este que também foi homenageado.

O início da programação contou com a participação da professora Sandra Tonidandel, diretora pedagógica do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, além de coordenadora do Cientista Aprendiz, que agradeceu toda a equipe técnica e pedagógica do Colégio, além de parabenizar todos os alunos do programa. “Quando idealizamos o Cientista em 2006, pensamos em um espaço para que os alunos pudessem fazer perguntas, exercer seu lado crítico, mas propor uma pesquisa que resolvesse um problema. Eu quero dizer que vocês devem comemorar, queridos alunos, o legado que vocês deixam!”, compartilha.

O evento seguiu repleto de depoimentos de diversos estudantes do Cientista, que trataram tanto dos desafios de participar do programa e das feiras científicas à distância ao longo deste ano, como da importância e do significado do laboratório científico para a formação estudantil.

A aluna Letícia Guimarães Gomes, da 2ª série, está em seu quarto ano de Cientista Aprendiz e participou de duas feiras on-line, a Febrace, em março, logo no início da pandemia, e a FeNaDANTE, em setembro. Ela teve uma fala emocionada sobre como precisou se adaptar para este novo modelo: “Eu tive muita ajuda da professora Camila, minha orientadora, mas ainda assim tive que experimentar novas possibilidades, aprender a lidar com novas ferramentas e com a frustração de problemas técnicos, o que acabou me ensinando coisas que eu não esperava. Eu encontrei no Cientista um porto-seguro no meio das dificuldades da pandemia e do isolamento social. O programa me transformou e me fez muito bem”.

Todos os professores do programa também fizeram suas homenagens. A professora Pércia Barbosa, coordenadora assistente do Cientista Aprendiz, trouxe os dados deste ano, fazendo também uma retrospectiva geral dos pontos altos de 2020, e a professora Sandra tratou do assunto de feiras científicas à distância, inclusive com menção honrosa à segunda edição da FeNaDANTE, realizada com sucesso no modelo à distância em setembro deste ano.

Em 2020, o Cientista contou com 252 alunos, 26 professores orientadores, 32 instituições de pesquisa parceiras, 171 projetos em desenvolvimento e 213 prêmios nacionais e 47 internacionais conquistados em feiras científicas.

Você pode assistir ao evento inteiro pelo link abaixo: