Home / Na Estante

Na Estante nº9 – Março/2019

O Colégio oferece muitas mudanças e novidades que agregarão à formação das crianças conhecimento entrelaçado ao prazer em aprender. Para tanto, a Biblioteca tem como princípio básico a instrumentalização de nossa equipe pedagógica com o que de melhor foi publicado. Nosso acervo da área educacional está repleto de temas variados para compor a atualização de toda a equipe docente. Também possuímos obras populares voltadas para a instrução dos pais para melhor compreenderem as questões relacionadas à supervisão e educação de seus filhos. Renovamos aqui nosso convite para que todos conheçam nosso acervo!

Equipe Biblioteca Central

"Diga-me e eu esqueço, ensina-me e eu posso recordar, envolva-me e eu aprendo."

Benjamin Franklin

DICAS DE LEITURA

Neste mês, voltamos nosso olhar para obras da Educação Infantil, sem deixar de lado a leitura de lazer. Confiram!

CÉREBRO E EDUCAÇÃO INFANTIL

Autor: Nicola Call / Sally Featherstone

Sinopse: Neste livro, as autoras apresentam diversas propostas práticas sobre como aplicar os resultados das pesquisas atuais em ciência cognitiva à aprendizagem de crianças de até 5 anos. Entre outros tópicos, a obra traz atividades para: desenvolver a autoestima e a inteligência emocional; ensinar as crianças a fazer mapas mentais; maximizar a aprendizagem por meio de música e movimento;  promover bons relacionamentos com pais e cuidadores.

PROJETOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autor: Maria Carmen Silveira Barbosa/Maria da Graça Souza Horn

Sinopse: Com vasta experiência no campo da educação infantil, que vai da sala de aula a estudos e experiências internacionais e nacionais, as autoras reúnem sólida formação teórica e compromisso com a prática pedagógica e a política educacional. Elas, certamente, já têm seu nome vinculado à história da educação infantil brasileira e à luta pela qualidade do ensino e estão, irremediavelmente, presentes na vida dos que têm o privilégio de trilhar com as duas os caminhos da educação. Este é um livro para ser usado em todos os cursos de formação inicial e em projetos de formação continuada de professores de educação infantil.

A RODA E O REGISTRO

Autor: Cecília Warschauer

Sinopse:Em seu primeiro livro, Cecília Warschauer apresenta a metodologia Roda & Registro e compartilha com o leitor a experiência de colocá-la em prática em turmas de 4ª série no fim dos anos 1980. Partindo de uma abordagem interdisciplinar e apoiada na noção de que atitudes de parceria, respeito e contemplação devem ser ensinadas e praticadas desde a escola até a universidade, a autora apresenta instrumentos pedagógicos que levam ao exercício da generosidade e da imaginação criadora, possibilitando o aprendizado mútuo, a alegria e o amor pelo conhecimento. Esta edição, revista e ampliada, reúne apresentações de Madalena Freire e de Suzana Ribeiro, prefácio de Ivani Fazenda e um encarte que registra, trinta anos depois, os ecos das “Rodas” na vida daquelas crianças.

CRIANÇAS, ESPAÇOS, RELAÇÕES

Autor: Giulio Ceppi / Michele Zini (org.)

Sinopse: A abordagem de Reggio Emilia é reconhecida mundialmente como uma experiência de interesse cultural singular e um modelo para a educação de crianças pequenas. A partir do desenvolvimento de um metaprojeto que analisa as características físicas desejáveis de um espaço dedicado à educação infantil, esta obra tem como foco apresentar a filosofia fundamental das creches e pré-escolas de Reggio Emilia em termos de ambiente escolar.

O QUE ALICE ESQUECEU

Autor: Liane Moriarty

Sinopse: Alice tinha certeza de que era feliz: aos 29 anos, casada com Nick, um marido lindo e amoroso, aguardando o nascimento do primeiro filho e rodeada pela linda família formada por sua irmã, a mãe atenciosa e a avó. Mas tudo parece ir por água abaixo quando ela acorda no chão da academia… dez anos depois!

Enquanto tenta descobrir o que aconteceu nesse período, Alice percebe que se tornou alguém muito diferente: uma pessoa que não tem quase nada em comum com quem ela era na juventude e, pior, de quem ela não gosta nem um pouco.

CARPE DIEM: resgatando a arte de aproveitar a vida

Autor: Roman Krznaric

Sinopse:Um livro desafiador e um estimulante convite à ação: você está pronto para o desafio de uma existência significativa e de encontrar a vida plena em um mundo tão frenético? Pronunciado pela primeira vez há mais de 2 mil anos pelo poeta Horácio, carpe diem – “aproveite o dia” – ressoa até hoje em nossa cultura. Músicas, filmes, livros inspiraram-se nesse antigo lema, disseminando seu potencial transformador. Mas o verdadeiro espírito do carpe diem foi sequestrado e corre o risco de desaparecer. Reduziram-no ao prazer instantâneo de uma compra em apenas um clique ou à ideia de viver o aqui e agora. Esta obra é uma abrangente história cultural e filosófica do carpe diem, um chamado a recapturá-lo.