Biblioteca Infantil dá as boas-vindas ao 2º ano do Ensino Fundamental

Publicado em 5 de fevereiro de 2018 às 11:10
Categorias:

Nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro de 2018, a Biblioteca Infantil do Dante recebeu as turmas do 2º ano do Ensino Fundamental para dar as boas-vindas aos alunos. A atividade foi realizada na primeira semana de aulas com a finalidade de atrair os pequenos ao espaço dedicado à leitura. As regras do local foram apresentadas às crianças, que agora poderão frequentar a Biblioteca Infantil fora do horário de aula e sem a companhia da professora. Os alunos da Educação Infantil e do 1º ano contam com um espaço especialmente dedicado a eles, a sala Hora do Conto, na qual são realizadas aulas semanais em que os pequenos, sob supervisão da professora, emprestam e devolvem livros. Os alunos do 2º ano, porém, terão aulas quinzenais na Biblioteca Infantil, de modo que deverão aprender a se organizar para devolver os livros emprestados em aula no prazo de até uma semana.

Tais regras são importantes para que as crianças aprendam a ter responsabilidade. Além disso, o uso do espaço contribui para o desenvolvimento do espírito de coletividade dos pequenos, uma vez que os livros são compartilhados por todos os frequentadores, que, por isso, devem estar atentos aos cuidados com a coleção. Outra novidade para os alunos do 2º ano é o tamanho do acervo a que têm acesso: dos 2 mil livros disponíveis na sala Hora do Conto, as crianças passam agora a ter acesso ao acervo de 18 mil livros da Biblioteca Infantil. Na atividade, que durou cerca de 20 minutos, além de conhecer as normas, os pequenos dantianos puderam ouvir a leitura de um livro especialmente escolhido para a ocasião.