Home / Destaque / Ensino Fundamental / Institucional / Notícias

Biblioteca faz ação especial com alunos do 1º ano

Em 20 de agosto de 2019

Na semana de 5 a 9 de agosto a Biblioteca Infantil realizou uma ação especial para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. É nesse ano que, a partir do segundo semestre, os estudantes podem começar a emprestar livros da biblioteca. “Eles ainda frequentam o espaço da Hora do Conto e ainda são acompanhados das professoras, que mediam os empréstimos e devoluções nas visitas semanais que fazem à biblioteca, mas agora eles podem escolher o livro que quiserem e levar para casa. É um grande passo para eles, que se sentem muito importantes e felizes”, conta a bibliotecária Maysa Barbosa de Aguiar. “Começar a emprestar livros na biblioteca do Dante faz com que os alunos desenvolvam autonomia, responsabilidade, independência, proatividade, senso crítico e cuidado, além de estimular a leitura como um prazer, um hábito, e incentivar o protagonismo deles no próprio aprendizado desde cedo”, explica Maysa.

Os pequenos ganharam marcadores de livro e participaram de uma visita em que puderam aprender todas as normas de uso do espaço e dos empréstimos. Agora, eles podem emprestar um livro por semana, se quiserem, sempre tendo a liberdade de escolher o título que mais lhes interesse. O empréstimo não é obrigatório, não vale nota e não contempla as leituras obrigatórias já previstas em aula, mas ainda assim é recebido com grande entusiasmo pelos pequenos, que participam ativamente. “Este também é um momento muito importante da vida acadêmica deles, já que visitas a bibliotecas, leituras, pesquisas e retiradas de livros são atividades que os acompanharão até a universidade”, comenta Maysa.

Após esse treinamento, no ano que vem, os alunos passam a frequentar a Biblioteca Infantil e já podem começar a emprestar os livros sozinhos, diretamente com a equipe da biblioteca, em qualquer dia e horário livre – recreio, entrada e saída. “Nosso principal objetivo é estimular a leitura como um deleite, a leitura pelo prazer, sem obrigações. Queremos que eles encontrem livros dos quais realmente gostem e façam da leitura um lazer e um hábito. Para isso, fazemos daqui um ambiente acolhedor, alegre, divertido, que eles queiram visitar e onde queiram passar tempo, que queiram trazer os pais e mostrar tudo”, afirma Maysa.

Uma comunidade leitora

Apenas no primeiro semestre de 2019, a biblioteca do Dante registrou o empréstimo de 6.654 livros para alunos, 2.640 para funcionários e 2.516 para pais. Os empréstimos são totalmente espontâneos, fora dos trabalhos em sala de aula. Nas férias de julho, pela primeira vez, a biblioteca permitiu que os alunos emprestassem livros com um prazo de devolução maior – e a ação foi um tremendo sucesso! “Nós temos aqui no Dante uma comunidade leitora. As crianças gostam muito de frequentar a biblioteca e levar livros para casa, e agora estamos notando também uma presença maior dos pais nesse ambiente. A cada ano percebemos nossos leitores mais críticos, exigentes e participativos”, conclui Maysa.

Pais, alunos, funcionários e ex-alunos podem utilizar livremente a biblioteca do Dante, que conta com um acervo de mais de 60 mil exemplares. De agosto até dezembro de 2019, a biblioteca também está experimentando um novo horário de funcionamento, aberta até mais tarde (de segunda a sexta, das 7h às 19h) justamente para que os pais possam aproveitar melhor o espaço.

Categorias: Destaque, Ensino Fundamental, Institucional, Notícias