Português Italiano Inglês Español
Siga nas redes sociais Facebook Instagram YouTube Linkedin
Home / Destaque / Ensino Fundamental / Institucional / Notícias

Biblioteca faz ação especial com alunos do 1º ano

Imprimir Compartilhar Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Google Plus
Em 20 de agosto de 2019

Na semana de 5 a 9 de agosto a Biblioteca Infantil realizou uma ação especial para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. É nesse ano que, a partir do segundo semestre, os estudantes podem começar a emprestar livros da biblioteca. “Eles ainda frequentam o espaço da Hora do Conto e ainda são acompanhados das professoras, que mediam os empréstimos e devoluções nas visitas semanais que fazem à biblioteca, mas agora eles podem escolher o livro que quiserem e levar para casa. É um grande passo para eles, que se sentem muito importantes e felizes”, conta a bibliotecária Maysa Barbosa de Aguiar. “Começar a emprestar livros na biblioteca do Dante faz com que os alunos desenvolvam autonomia, responsabilidade, independência, proatividade, senso crítico e cuidado, além de estimular a leitura como um prazer, um hábito, e incentivar o protagonismo deles no próprio aprendizado desde cedo”, explica Maysa.

Os pequenos ganharam marcadores de livro e participaram de uma visita em que puderam aprender todas as normas de uso do espaço e dos empréstimos. Agora, eles podem emprestar um livro por semana, se quiserem, sempre tendo a liberdade de escolher o título que mais lhes interesse. O empréstimo não é obrigatório, não vale nota e não contempla as leituras obrigatórias já previstas em aula, mas ainda assim é recebido com grande entusiasmo pelos pequenos, que participam ativamente. “Este também é um momento muito importante da vida acadêmica deles, já que visitas a bibliotecas, leituras, pesquisas e retiradas de livros são atividades que os acompanharão até a universidade”, comenta Maysa.

Após esse treinamento, no ano que vem, os alunos passam a frequentar a Biblioteca Infantil e já podem começar a emprestar os livros sozinhos, diretamente com a equipe da biblioteca, em qualquer dia e horário livre – recreio, entrada e saída. “Nosso principal objetivo é estimular a leitura como um deleite, a leitura pelo prazer, sem obrigações. Queremos que eles encontrem livros dos quais realmente gostem e façam da leitura um lazer e um hábito. Para isso, fazemos daqui um ambiente acolhedor, alegre, divertido, que eles queiram visitar e onde queiram passar tempo, que queiram trazer os pais e mostrar tudo”, afirma Maysa.

 

Uma comunidade leitora

Apenas no primeiro semestre de 2019, a biblioteca do Dante registrou o empréstimo de 6.654 livros para alunos, 2.640 para funcionários e 2.516 para pais. Os empréstimos são totalmente espontâneos, fora dos trabalhos em sala de aula. Nas férias de julho, pela primeira vez, a biblioteca permitiu que os alunos emprestassem livros com um prazo de devolução maior – e a ação foi um tremendo sucesso! “Nós temos aqui no Dante uma comunidade leitora. As crianças gostam muito de frequentar a biblioteca e levar livros para casa, e agora estamos notando também uma presença maior dos pais nesse ambiente. A cada ano percebemos nossos leitores mais críticos, exigentes e participativos”, conclui Maysa.

Pais, alunos, funcionários e ex-alunos podem utilizar livremente a biblioteca do Dante, que conta com um acervo de mais de 60 mil exemplares. De agosto até dezembro de 2019, a biblioteca também está experimentando um novo horário de funcionamento, aberta até mais tarde (de segunda a sexta, das 7h às 19h) justamente para que os pais possam aproveitar melhor o espaço.

Categorias: Destaque, Ensino Fundamental, Institucional, Notícias