Dante Escuta
Moodle Colégio Dante Alighieri
Home / Destaque / Notícias / Notícias da Home / Notícias em Destaque

Biblioteca do Dante tem mesa higienizadora para tornar empréstimos seguros

Em 13 de julho de 2020

A Biblioteca Drive-Thru do Dante funciona desde o dia 1º de junho e tem tido um fluxo expressivo de empréstimos por alunos e funcionários. Para tornar todo o processo o mais seguro possível devido à pandemia do Covid-19, o Colégio adquiriu um aparelho de higienização de livros.

Roseli Pedroso, bibliotecária do Dante responsável pelo acervo do Ensino Fundamental II, Médio e adultos, explica que mesmo antes do isolamento social a gestão da Biblioteca sempre teve um olhar atento para com a limpeza de todos os livros do acervo. “A equipe, junto com a direção, estudou, pesquisou e encontrou os meios para garantir que esse trabalho permanecesse firme e seguro, agora com um olhar também sobre a pandemia”, afirma.

A mesa higienizadora foi instalada em uma sala fora das bibliotecas, onde são colocados os livros que retornam ao Colégio. O protocolo de limpeza consiste em duas etapas: primeiro os livros devolvidos ficam isolados por 15 dias em armários específicos para este fim, o que, de acordo com Maysa Barbosa, bibliotecária do Dante responsável pelo acervo infantil, é o fator preponderante para garantir a segurança de todo o processo, baseado em estudos do Conselho Federal de Biblioteconomia. Passado o período de isolamento, os livros vão para a mesa de higienização antes de serem novamente disponibilizados para o empréstimo.

O aparelho de higienização funciona com a exposição dos livros ao raio UV por, no mínimo, três minutos de cada lado. Dessa forma toda impureza existente é aspirada por uma grelha direcionada a um depósito de água isolado na parte inferior da mesa, sem contato com o ambiente externo.

Maysa acredita que “tais procedimentos fortalecem a confiança na responsabilidade e o cuidado profissional – marca de nosso trabalho. Agora, o Colégio nos oferece subsídios para que tenhamos tranquilidade de levar a Biblioteca aos lares de nossos alunos com respeito, carinho, empatia e qualidade, mantendo os objetivos de sempre: desfrutar a leitura”.

Os empréstimos de livros durante o período de isolamento social estão sendo realizados por meio da Biblioteca Drive-Thru. O aluno ou funcionário faz a pesquisa no acervo on-line, reserva o que deseja e, após o e-mail de confirmação, pode retirar o material na portaria do Colégio. As normas e regras estão disponíveis no Home Dante.

Categorias: Destaque, Notícias, Notícias da Home, Notícias em Destaque
error: Conteúdo protegido!!