Dante Escuta
Moodle Colégio Dante Alighieri
Home / Destaque / Destaque / Notícias

Beto Junqueyra, escritor e ex-aluno do Dante, é entrevistado por alunos do 6º ano à distância

Em 11 de maio de 2020

Autor de livros infantojuvenis, ganhador do prêmio Jabuti no ano 2000 por “Vivendo Melhor” e publisher da editora Estrela Cultural, Beto Junqueyra teve sua formação quase completa no Dante, cursando desde o 1º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio.

Com 29 livros publicados, uma de suas obras, “O Código de Camões”, é adotada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do MEC para o Ensino Fundamental II e, dessa forma, utilizada nas aulas de língua portuguesa do 6º ano do Dante.

Por esse motivo, somado ao fato de Beto ser ex-aluno, é costume o Colégio convidá-lo para conversar com as classes do 6º ano sobre o seu livro e a sua trajetória profissional, fazendo assim uma troca cheia de afeto, curiosidade e memória com os alunos.

Este ano, com o contexto de pandemia e isolamento social, não foi possível que o autor se encontrasse pessoalmente com os alunos, porém isso não impediu que o clássico bate-papo tão esperado pelo 6º ano acontecesse.

Em meados de abril, com a ajuda da professora Marcia Celestini Vaz, coordenadora de língua portuguesa do Dante, Beto recebeu diversas perguntas dos alunos e gravou suas respostas em vídeo para eles – como tem sido a lógica dos tempos atuais da quarentena.

Durante a conversa, Beto revelou um presente em forma de romance: em um vídeo extra, o escritor falou um pouco sobre a Heloísa, uma personagem marcante em seus livros. O que os alunos não sabiam, porém, é que ela foi criada em homenagem a uma colega de Beto dos tempos de escola, por quem ele foi apaixonado ao longo de todo o período escolar. A maior surpresa é que eles se reencontraram depois de 40 anos de formados no Dante e firmam um relacionamento amoroso até os dias atuais.

Os livros de Beto, aliás, são cheios de referência e homenagens a professores da sua época no Dante, como o mestre Alceu Tafari, professor de língua portuguesa; a professora Ofélia, de história; e o professor Morivaldo, da antiga disciplina educação moral e cívica.

“O ‘encontro virtual com os alunos’ foi muito emocionante. Ainda que eu não tivesse o contato físico e a volta para a escola, foi sensacional! É um privilégio estar com os alunos, os pais dos alunos e os professores da casa onde eu cresci e tive toda a minha vida escolar, com uma formação muito importante, o incentivo ao gosto pela leitura e pela escrita. Acho que nos vídeos eu pude falar de forma espontânea sem nenhuma edição do áudio. As respostas foram apenas saindo do meu coração e eu pude realizar quase que uma catarse”, conta o escritor.

Categorias: Destaque, Destaque, Notícias
error: Conteúdo protegido!!