Basquete dantiano conquista cinco títulos em menos de uma semana

Publicado em 6 de outubro de 2017 às 12:22

As equipes de basquete do Dante garantiram, na reta final de setembro, resultados bastante impactantes: foram cinco medalhas de ouro em competições realizadas nos dias 27, 29 e 30 de setembro.

A equipe mirim masculina foi quem abriu a porteira da série de títulos jogando o XII InterMóbile. Depois de uma campanha bem-sucedida com três vitórias nos dias 19 e 22 de setembro (contra o CEB, o Móbile e o Humboldt), a final foi realizada no dia 27 contra o CEB e terminou com a vitória por 20 a 13. No dia 29 de setembro, foi a vez de a equipe juvenil masculina garantir, vencendo o Rosário por 46 a 35, o ouro no 32º Oliarqui – competição sediada pelo colégio Marista Arquidiocesano.

No dia 30, mais três títulos chegaram, dois dos quais também no 32º Oliarqui. Na categoria míni masculina, o Dante venceu o São Francisco Xavier por 27 a 8, e, poucas horas depois, foi a vez de a equipe infantil feminina garantir uma sólida vitória contra o time da casa por 21 a 5.

O último título do dia foi conquistado no Olisário, com o time sub 15 masculino, em uma competição no formato triangular. Desta vez, os dois jogos do Dante foram contra times da casa, o Rosário A e o Rosário B. A primeira partida foi contra o Rosário B, e o resultado mostrou que os dantianos não estavam a passeio: o jogo terminou em 52 a 20. O segundo jogo, que começou bem mais equilibrado, mas também terminou com uma considerável folga no placar, acabou em 30 a 15.

A comissão técnica da equipe feminina é composta pelas professoras Beatriz Fernandes e Juliana Tessari, que enalteceram o desempenho das atletas. “A final contou com um jogo extremamente disputado, e nesse campeonato elas se superaram e foram muito bem. Elas ficaram muito felizes com o título, mas não pensando em uma conquista individual e sim por saberem que essa equipe merecia muito o ouro”, explicou a professora Beatriz Fernandes.

Os professores Adriano Jantália e Eduardo de Angelis, integrantes da comissão técnica das equipes masculinas, constataram uma grande evolução de todas as equipes de basquete do Dante.

Eduardo, por exemplo, falou que alguns times ganharam todas as competições de que participaram este ano. “O time juvenil, por exemplo, ganhou tudo e fechou sua participação no cenário competitivo escolar com chave de ouro. Agora eles vão focar nos vestibulares”, disse, também falando das perspectivas para o ano que vem. “Também temos alunos mais novos que já estão jogando em categorias acima e ganhando experiência para o ano que vem, então a expectativa é que 2018 seja melhor ainda.”

O professor Adriano, por sua vez, complementou a explicação dizendo que o apoio logístico oferecido pelo Dante – desde o apoio das diretorias até a colaboração de funcionários de diversas áreas, que acompanham os times tanto nos treinos quanto nas competições – é um dos fatores que contribuem com a evolução dos atletas de todas as modalidades. “Temos um apoio muito grande e isso faz a diferença, pois o esporte nunca é só sobre os técnicos ou os atletas. E, quando tudo acontece de uma forma tão significativa, com um belo trabalho conjunto sendo realizado, fica muito mais fácil termos bons resultados”, disse.