Aulas de artes viram eletivas no Ensino Médio

Publicado em 23 de abril de 2018 às 10:38

Sempre pensando em otimizar a experiência dos alunos, o Dante transformou as aulas de artes do Ensino Médio em disciplinas eletivas obrigatórias. Com a mudança, os estudantes passaram a ter todas as aulas no ateliê e em formato de oficinas, em que aprendem diversas técnicas e desenvolvem projetos individuais.

São nove eletivas diferentes, que abordam diversas modalidades de artes: gravura, desenho I e II, pintura, cerâmica, escultura, linguagem arquitetônica, comunicação e design e história da arte italiana, que foi desenvolvida em parceria com o Departamento de Italiano.
Para os alunos que já pensam em seguir carreira em áreas afins, as aulas de arquitetura e design são muito interessantes. As eletivas trabalham design gráfico, de moda, de joias e de embalagens; desenhos em perspectiva, técnicas com nanquim, um programa digital de projetar planta baixa e em 3D e até maquetes. “Dessa forma, além de estudar diversas linguagens dentro das artes e desenvolver diferentes técnicas, o aluno já sai mais bem preparado para o vestibular, com as provas específicas, e também para o mercado de trabalho”, explica a professora de artes Lucia de Oliveira.

Dentro das aulas mais tradicionais, também há inovação. Todas as disciplinas contam com as mais variadas técnicas, e os alunos constroem um portfólio digital usando iPad. Assim, os estudantes podem registrar cada etapa do processo criativo. O Departamento de Artes, coordenado pela professora Maria Beatriz Perotti, investiu em materiais de primeira qualidade para abastecer o ateliê; e as turmas misturam alunos de diferentes classes do Ensino Médio, estimulando a socialização. O Colégio também adquiriu um forno elétrico para cerâmica e uma prensa para gravura.

“Ensinamos a técnica e depois trabalhamos o projeto pessoal de cada aluno colocando em prática todas as teorias aprendidas. Procuramos estimular a criatividade, a autonomia, a responsabilidade e o desenvolvimento da expressão pessoal de cada um”, explica Lucia. Segundo ela, agora as turmas contam com mais tempo, um espaço adequado e menos alunos por classe, possibilitando um atendimento mais atencioso e individual para acompanhar de perto os trabalhos.