Auditório recebe concerto de flauta doce

Publicado em 20 de agosto de 2010 às 17:52

O quarteto Quinta Essentia de flauta doce se apresentou no auditório Miro Noschese na noite de 19 de agosto. O evento, aberto ao público, foi promovido pelo Istituto Italiano di Cultura de São Paulo e recebeu pais, alunos e funcionários.

A apresentação musical foi aberta pelo diretor do Istituto, Attilio de Gasperis, que falou em italiano. “Será um concerto didático, mas nada entediante. Aprenderemos sobre a música barroca italiana, na qual a flauta doce é um destaque”. De Gasperis também mencionou a importância de o Colégio ceder espaço para a realização do evento: “Agradeço a hospitalidade, que tem um significado particular porque se trata de uma parceria na luta pela preservação da cultura italiana”.

Antes de cada música, os integrantes do Quinta Essentia falavam sobre fatos associados à composição da obra e sobre seu compositor: trata-se do que De Gasperis chamou de ‘concerto didático’. “Queremos, mais do que mostrar nossa performance, divulgar o instrumento, e para isso é essencial falar do período barroco, no qual a Itália teve tantas contribuições artísticas”, afirmou Renata Pereira, flautista do grupo.