Assista: aluna do Dante realiza live beneficente que reúne bate-papo com escritor e música

Publicado em 2 de setembro de 2020 às 16:55
Categorias:

No dia 15 de agosto, a aluna dantiana Júlia Abdalla realizou uma live beneficente para arrecadar fundos para os trabalhadores de reciclagem do coletivo Kombosa Seletiva.

A live teve como proposta unir música e literatura, com a paixão de Júlia pela flauta doce e seu encantamento com o livro “Caleidoscópio de Vidas”, de João Carrascoza, que foi indicado durantes as aulas de Língua Portuguesa do Dante pela professora Taís Barbosa.

Assim, a jovem se apresentou ao lado de seu pai, o músico e professor Thiago Abdalla – com quem Júlia compõe o Duo Abdalla, de flauta e violão –, e realizou um bate-papo com o escritor Carrascoza a respeito de seu livro. O Colégio apoiou e divulgou a iniciativa em suas redes.

Nas palavras de Júlia, o resultado foi “maravilhoso e muito gratificante”. A jovem de apenas 11 anos afirma que pôde aprender muitas coisas e que dificilmente imaginaria ter a experiência de ler um livro e conseguir trocar impressões com o próprio autor.

Para alinhavar a estrutura musical da live, pai e filha escolheram um repertório que tivesse a capacidade de destacar os sentimentos contidos no livro e em sua estrutura. “Optamos por relacionar a ideia do caleidoscópio a uma forma musical chamada ‘tema com variações’, que consiste em apresentar uma melodia e, lodo em seguida, seguir com uma série de variações em cima dela. Da mesma forma que uma imagem vista por um caleidoscópio pode apresentar-se de diferentes maneiras”, conta Thiago Abdalla.

O escritor João Carrascoza disse ter recebido o convite com uma “poderosa e inesperada alegria”, “porque veio da leitura sensível de um de meus livros e da consequente ação solidária por uma causa social”. O escritor não conhecia o coletivo Kombosa Seletiva, mas contou que teve contato com outros anos atrás, que o inspiraram a escrever o primeiro conto do “Caleidoscópio de Vidas”: “publiquei, inclusive, a história ‘Hora de ir’ pelo selo Dulcineia Catadora, cuja edição envolveu filhos de catadores de papel, que desenharam a capa”.

Ele afirmou que participar da live foi uma vivência inédita, inesquecível e de imensa gratidão ao Duo Abdalla, que conseguiu levar as suas histórias para a paisagem sonora; além de ter sido “uma surpresa superlativa” seu livro ter inspirado a Júlia neste sentido, como “uma prova de que há pessoas sensíveis nas novas gerações capazes de lutar por um mundo menos desigual”.

O valor arrecadado para o coletivo de catadores Kombosa Seletiva foi de R$ 2.710,00. Você pode conferir a live no vídeo abaixo e, caso ainda queira contribuir, os dados bancários do coletivo seguem na descrição do vídeo.