Arquitetos ensinam projetos sustentáveis e técnicas de horta urbana

Publicado em 22 de novembro de 2019 às 11:34
Categorias: , ,
A turma do 4º B e os arquitetos

No dia 30 de outubro, os arquitetos Rafael Loschiavo Miranda e Carô Ranieri visitaram os alunos do 4º ano B do Ensino Fundamental para ensinar como utilizar materiais sustentáveis em edificações, criando projetos e construções que sejam amigáveis para o meio ambiente, além de compartilhar algumas técnicas de cultivo para hortas urbanas.

Carô mostra materiais sustentáveis

Eles mostraram materiais de construção feitos a partir da reciclagem de pneus, garrafas PET, outros tipos de plástico, madeira de demolição e até cana de açúcar, cujo bagaço é usado para criar vasos biodegradáveis. “Como arquitetos, nosso trabalho é criar lugares agradáveis para as pessoas, mas que também sejam bons para o nosso planeta”, explicou Carô, que é ex-aluna do Dante.

Rafael e Carô

“O resíduo pode virar um recurso em vez de virar lixo”, explicou Rafael, que aproveitou para apresentar seu trabalho de 6 anos à frente do projeto “EcoBeco”, localizado no Beco do Batman, na Vila Madalena. O “EcoBeco” é um escritório de arquitetura que usa recursos sustentáveis, como o reaproveitamento de água da chuva, cisternas e painéis de energia solar, além de oferecer cursos e visitas guiadas. “Muitas vezes, a visita é o primeiro contato das pessoas com as energias renováveis”, conta ele, que convidou os alunos a aproveitarem um final de semana para visitar o local com suas famílias. Os pequenos adoraram!

Rafael explica como fazer o vaso que tem irrigação embutida

Depois da visita, os alunos aplicaram todo o conhecimento adquirido no Telhado Verde, criando plantações verticais com o uso de garrafas PET reutilizadas no lugar dos vasos. “Eles plantaram orégano, cebolinha, hortelã e tomilho nas garrafas, que foram cortadas na horizontal, e ainda usaram caixas de plástico para plantar rúcula e salsinha.

crianças fazem vaso no Telhado Verde

A turma também vai dar de presente para o Rafael e a Carô dois vasos feitos com garrafa PET com sistema de irrigação integrado, aplicando uma técnica que também aprenderam na visita: a garrafa PET fica na vertical, com água na parte inferior, e recebe um barbante de pano que suga a água e a leva para cima, hidratando a terra do vaso e eliminando a necessidade de regar as plantas”, conta a professora Gabriela Homem de Mello Cabral, responsável pela turma do 4º B.

Alunos plantam em vasos de garrafas PET recicladas
, ,