Apresentações do VocalDante emocionam com nostalgia

Publicado em 1 de julho de 2019 às 10:01

Em maio e junho o auditório Miro Noschese recebeu o evento “Todos os Sons”, apresentação temática exclusiva do VocalDante, o coral do Colégio Dante Alighieri, que é realizada há 16 anos e sempre aberta para pais, amigos, professores e funcionários para que todos possam prestigiar os alunos. Nos dias 24 e 31 de maio se apresentaram as duas turmas do VocalDante Kids, e no dia 12 de junho foi a vez da turma do VocalDante Teens.

O circo chegou

As crianças apresentaram um programa com o tema “Circo”, que contou com canções dentro desse universo de bichos, piruetas e bailarinas, em repertório nacional. “Para o semestre que vem, vamos incluir músicas em italiano e inglês”, conta Gisele Cruz, maestrina responsável pela direção musical e regência do coral. O tema foi sugerido pelos próprios alunos e a apresentação teve um diferencial: a parte cênica foi muito rica, com trabalho dramático e crianças atuando como mímicos, apresentadores, palhaços etc. “Havia falas, marcação de palco, atuação mesmo. Acho que nós nunca tínhamos feito uma apresentação com tanta responsabilidade e autonomia deles antes. Foi um desenvolvimento enorme para as crianças, tanto pessoal quanto coletivo. Elas participaram muito ativamente de tudo, tomando a iniciativa, sempre muito criativas e engajadas com a apresentação”, elogia Gisele.

Os ensaios do VocalDante Kids acontecem uma vez por semana no auditório Miro Noschese e têm uma hora e quinze minutos de duração. Todos os alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental podem participar da atividade, que é gratuita e aceita novos membros o ano todo. Atualmente, o VocalDante Kids tem duas turmas com cerca de 45 alunos cada. Para as turmas da manhã, os ensaios acontecem às segundas-feiras, às 13h30. Já para os alunos da tarde, o ensaio começa às 18h30, também às segundas-feiras.

Pura nostalgia

A apresentação do VocalDante Teens emocionou demais os pais dos alunos, porque foi muito nostálgica. O tema, escolhido pelos estudantes, foram os anos 1970 e 1980 – época da infância e da juventude da maioria dos pais presentes. Os jovens cantaram sucessos inesquecíveis como “Dancing Queen”, do ABBA, “Love Of My life”, do Queen, e “Como Eu Quero”, do Kid Abelha. “O repertório foi grande porque é um período de muita riqueza musical. São canções que marcaram”, comenta Gisele. “Além das canções icônicas, incluímos no programa dois comerciais da época que também marcaram demais a memória de quem viveu nos anos de 1970 e 1980: o jeans U.S. Top e a campanha de natal do Banco Nacional, com aquela música ‘quero ver você não chorar’”, conta a preparadora e diretora cênica Natália Kesper.

Com ajuda da marcenaria e da gráfica, o coral também colocou no palco uma grande TV de madeira em formato vintage, antigo, que exibia durante a apresentação vídeos com cenas marcantes da história na época, como a queda do muro de Berlim, o movimento Diretas Já e a vitória do Brasil na Copa do México em 1970, que tornou a seleção de futebol tricampeã. O figurino dos alunos também foi caprichado, no estilo daquele tempo, além de diálogos com gírias que estavam na moda. “Foi muito nostálgico, os pais se emocionaram e alguns até choraram, apesar de ser um programa leve e divertido”, diz Gisele. “Esta também foi a primeira vez em que conseguimos juntar adolescentes e adultos, unindo o VocalDante Teens ao VocalDante Adultos, que é formado por pais, professores e funcionários. Eles fizeram algumas participações na apresentação e foi muito bonito ver pais e filhos e alunos e professores cantando juntos. Os alunos pediram muito por isso e finalmente conseguimos atender”, afirma Natália.

Assim como o VocalDante Kids, o VocalDante Teens é aberto e gratuito e aceita alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. Os ensaios acontecem no auditório Miro Noschese todas as quartas-feiras, das 13h30 às 15h, e atualmente a turma conta com 18 integrantes. Já o VocalDante Adultos tem ensaios às segundas, das 12h30 às 13h30 e das 18h30 às 19h45; e às quartas, das 12h30 às 13h30, e também é gratuito e aberto para a comunidade escolar. Participe!