Siga nas redes sociais Facebook Instagram YouTube
Home / Destaque / Notícias

Alunos visitam Beco do Batman para estudar artes

Em 8 de junho de 2018

Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental visitaram os becos do Aprendiz e do Batman, na Vila Madalena, como parte das aulas de artes. O objetivo da visita era ver de perto intervenções urbanas como o grafite, que é tema de estudo da turma. As crianças também aproveitaram o passeio para tirar muitas fotos. “Estamos estudando arte de rua desde o começo do ano, conhecendo o trabalho de artistas como Os Gêmeos, Jean-Michel Basquiat, Mauro Neri, Cranio, Espeto, Binho Ribeiro etc. A grande questão é pensar a cidade, o espaço urbano, refletindo sobre a forma que o habitamos”, explica a professora de artes plásticas Valéria Leite.

O passeio começou pelo Beco do Aprendiz, que deu início a todo o movimento de grafite no local. Localizado no coração da Vila Madalena, o beco costumava ter um córrego onde moradores de rua aproveitavam a água para lavar seus pertences. Mas o ponto começou a atrair traficantes e pichadores. Até que Gilberto Dimenstein, jornalista e criador do Catraca Livre, que fica próximo do local, decidiu instalar ali um circo-escola e uma oficina de grafite, conscientizando os frequentadores e revitalizando o espaço. Deu certo. O rio foi aterrado, dando lugar a uma quadra pública de basquete. Perto dali, a viela que ligava os fundos de algumas casas se tornou o Beco do Batman, com todos os muros cobertos por grafites.

O nome vem de uma das primeiras pinturas feitas no local, por um estudante de artes plásticas que morava em uma das casas e desenhou o famoso símbolo do morcego na parede. Os artistas costumavam se referir ao espaço como “aquele beco do Batman” e o título pegou. Hoje, há um vitral com o mesmo símbolo em uma das casas, que virou uma fábrica de pranchas de surfe; e todos os dias grandes grupos de turistas lotam a estreita viela para tirar fotos.

Categorias: Destaque, Notícias