Home / Cultura e Lazer / Destaque / Ensino Fundamental / Institucional / Notícias

Alunos visitam a Biblioteca para conhecer o Centro de Memória

Em 6 de junho de 2019

No final de maio, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental visitaram a Biblioteca Central, local que eles ainda não frequentam durante as aulas, para conhecer o Centro de Memória. Criado em 2006, o Centro de Memória é um riquíssimo acervo que preserva a história do Colégio com documentos, fotos e objetos, sendo que boa parte do material foi doada por ex-alunos e antigos professores e funcionários. São mais de 3 mil documentos, entre diplomas, jornais, cadernos e boletins, entre outros, mais de 17 mil fotografias preservadas, organizadas e digitalizadas, troféus, uniformes antigos, medalhas, móveis (como antigas carteiras), equipamentos de laboratório e até mesmo gravações de entrevistas com mais de 50 ex-alunos lembrando importantes memórias de sua vida escolar. Uma parte do arquivo, aliás, já está disponível para pesquisa na base de consulta on-line da Biblioteca.

Os alunos, muito impressionados e interessados, fizeram várias perguntas e queriam saber mais sobre as aulas, os esportes, a disciplina, os uniformes e os espaços da escola, que mudaram tanto. Eles se espantaram em saber que no Dante havia um grande campo de futebol e aulas de esgrima, e ainda mais quando descobriram que havia também um internato. Acharam graça dos ternos e gravatas usados pelos antigos colegas dantianos, do quadro-negro e do giz – como estes alunos têm entre 7 e 8 anos de idade, nunca sequer haviam usado a lousa tradicional em sala de aula. “Fiz uma seleção do acervo e trouxe, para esta apresentação, a foto mais antiga que temos, que é de 1913 na inauguração do edifício Leonardo, um moletom dos anos de 1960 que sempre faz muito sucesso, um boletim de 1917, ainda todo em italiano, e um diploma de exatamente 100 anos atrás. As crianças gostam muito, realmente os materiais chamam a atenção delas”, conta Marcelo Meneses, responsável pelo acervo.

Além de recolher materiais no próprio Colégio, o Centro de Memória aceita doações de documentos e objetos que ajudem a contar a história da instituição, como fotos, livros, móveis, artigos escolares, vídeos, desenhos, etc. Toda a comunidade escolar pode participar fazendo doações e também visitando o espaço, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, na Biblioteca Central. Pesquisas e visitas podem ser agendadas pelo telefone (11) 3179-4400 – ramal 4281, ou pelos e-mails dante@colegiodante.com.br e cm@cda.colegiodante.com.br.

Categorias: Cultura e Lazer, Destaque, Ensino Fundamental, Institucional, Notícias