Alunos refletem sobre empreendedorismo

Publicado em 27 de setembro de 2018 às 9:00

A equipe de orientação educacional do Ensino Médio vem promovendo diversas atividades para apoiar os alunos no difícil momento da escolha de carreira e do que prestar no vestibular. Depois de promover o Painel de Informação Profissional, em junho, palestras e rodas de conversa estão sendo organizadas para aproximar alunos de profissionais de diversas áreas, esclarecendo dúvidas sobre o dia a dia e a realidade de cada trabalho. “Trouxemos até uma empresa especializada em estudo no exterior para os alunos que pensam em fazer faculdade fora”, conta a orientadora educacional Claudia Meletti. Dando sequência a esses eventos, no dia 14 de setembro, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio se reuniram no auditório Falzoni para conversar sobre empreendedorismo com Helton Haddad, professor de MBA da FGV e da Mauá, e Alessandro Andrade, ex-aluno do Dante formado pela Poli-USP e fundador da startup de pesquisa de mercado Lean Survey. Alguns dos estudantes que participaram já possuem pequenos negócios próprios, como revenda de calçados exclusivos e investimento no mercado de ações.

“Se vocês ainda não sabem o que querem da vida, relaxem. A maioria de nós não sabe, mesmo. No fim da faculdade a gente entra para o mercado de trabalho e também não tem certeza. Eu tentei trabalhar em banco de investimento e consultoria e não gostei, então decidi abrir meu próprio negócio e trabalhar com tecnologia”, contou Alessandro, que estudou no Dante de 1994 a 2007. “Mas foi um processo de tentativa e erro e muito aprendizado. Ainda na faculdade, eu e meu sócio tentamos fazer um aplicativo para eventos no Facebook, o que não deu certo. Mas foi dessa experiência que surgiu a ideia de fazer pesquisas de forma mais rápida e barata, usando a tecnologia a nosso favor. E assim nasceu a Lean Survey. Hoje temos 25 funcionários e já distribuímos mais de 200 mil reais como remuneração pelas respostas às pesquisas, atendendo clientes como Starbucks, Magazine Luiza, Ambev e Spoleto”, disse ele.

“Está havendo uma grande mudança no jeito como o mercado de trabalho funciona. É essencial estar sempre atualizado, buscar cursos e se inteirar sobre o assunto. As coisas mudam tão depressa no mercado de trabalho e o avanço tecnológico é tão grande que há uma necessidade de os profissionais se requalificarem o tempo todo”, orientou o experiente professor Helton, que também tem uma empresa de marketing. Os alunos amaram as histórias e dicas da dupla e saíram inspirados do encontro. “Como o Alessandro estudou no Dante e ainda é jovem, ele é uma grande inspiração, porque temos uma trajetória parecida, podemos nos ver nele, e identificação faz toda a diferença”, afirmou Danilo Augusto Correia, da 3ª série do Ensino Médio. “Quis participar porque tenho muitos empreendedores na minha família e penso em seguir esse caminho profissionalmente também. Achei ótimo, porque tivemos exemplos de pessoas próximas da nossa realidade”, elogiou o estudante.