Alunos dos 6os anos visitam o Parque Nascentes do Tietê

Publicado em 16 de outubro de 2010 às 13:40

O Colégio Dante Alighieri, por meio do Departamento de Geografia, promoveu, no dia 16 de outubro, um “estudo do meio” no Parque Nascentes do Tietê para as classes do 6º ano.

A atividade consistiu na observação e análise do rio Tietê e de seu entorno, fazendo com que os alunos percebessem as diferenças existentes ao longo do trajeto, desde São Paulo até a nascente. Valendo-se dos conhecimentos adquiridos na sala de aula, e das observações feitas durante a viagem, os alunos puderam constatar a real importância da preservação dos rios e avaliar assim os benefícios da sustentabilidade para o meio ambiente.

Os alunos passaram por locais como a marginal do Tietê, a rodovia dos Trabalhadores e a cidade de Mogi das Cruzes, sempre fazendo observações do rio, do relevo e da mata. Foram também à nascente do Tietê, à barragem de Ponta Nova, e conheceram o chamado “Cinturão Verde”, área de produção agrícola familiar. Ao longo de todo o roteiro, os alunos fizeram anotações, desenhos, e responderam a diversas questões relacionadas ao passeio.

“A viagem foi muito importante, já que os alunos tiveram a chance de praticar tudo o que aprenderam na teoria, durante as aulas, no próprio ambiente, em um contato direito com o que estão estudando”, afirmou o professor Everaldo Marino Vellardi, coordenador do Departamento de Geografia.