Alunos dos 5os anos visitam fazenda de café

Publicado em 23 de outubro de 2010 às 13:54

Os alunos dos 5os anos do Ensino Fundamental visitaram a Fazenda Nossa Senhora da Conceição, localizada em Jundiaí, como forma de ter um contato direto com a produção do café e de saber um pouco mais sobre sua história.

As crianças tiveram a chance de acompanhar a produção do café participando do processo do início ao fim. Os alunos plantaram uma muda de café, colheram e aprenderam a separar os frutos. Em seguida, lavaram, selecionaram e moeram as sementes. Ao final, acompanharam a preparação da bebida.

Além da parte prática, os alunos também assistiram a uma palestra com informações sobre a história do café e da própria fazenda. Puderam ainda observar e fotografar objetos antigos em um pequeno museu e visitaram antigas casas de escravos, capelas e senzalas. Por fim, participaram de uma caça ao tesouro envolvendo perguntas e lugares que haviam visitado.

“O passeio foi muito bom já que tivemos a chance de ver de perto o que aprendemos em sala de aula”, disse o aluno Bernardo Boulhosa do 5º H. “Foi muito legal. Gostei de tudo que fizemos”, completou sua colega, Maria Eduarda Mussi da Silva.

“Nós do Colégio achamos pertinente levar os alunos para a fazenda porque, além do passeio ser muito interessante, resgata certos aspectos importantes para o desenvolvimento dos alunos e mostra de maneira clara as diferenças entre o meio urbano e rural, e também de como era a vida dos imigrantes que vinham trabalhar com o cultivo de café”, afirmou a professora Vânia Barone, coordenadora dos 2os aos 5os anos do Ensino Fundamental.