Português Italiano Inglês Español
Siga nas redes sociais Facebook Instagram YouTube Linkedin
Home / Destaque / Ensino Fundamental II / Institucional / Notícias

Alunos do Middle School participam de ciclo de palestras

Imprimir Compartilhar Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Google Plus
Em 12 de abril de 2019

Nos meses de março e abril, os alunos do Dante Middle School, programa que vai do 7º ao 8º ano do Ensino Fundamental, participaram de um ciclo de palestras com convidados especiais. Em março, no dia 19, a professora universitária Lilian Correa, que leciona no Mackenzie, falou sobre educação e um programa liderado por ela que funciona como um projeto de extensão para alunos de escolas públicas. No dia 20, foi a vez de o professor Cedric Rocha Leão, da Universidade Federal do ABC, falar sobre o avanço tecnológico e as mudanças que ocorreram da idade da pedra até os dias de hoje. Já no dia 26 a palestrante foi a professora Maria Luiza Levi, que discorreu sobre os sistemas de saúde público e privado no Brasil.

Em sala de aula, os alunos prepararam perguntas em inglês sobre cada tema discutido nas palestras, e todos tiveram a oportunidade de fazer as questões pessoalmente no dia de cada apresentação. “Fiquei impressionada com a profundidade das perguntas. Eram questões complexas, muito interessantes e maduras”, disse a professora Maria Luiza, que é economista e ensina políticas públicas na UFABC. “Os temas das palestras são alinhados aos tópicos que estamos trabalhando com os alunos do Middle em sala de aula, como educação, inovação, tecnologia, a diferença entre escolas públicas e privadas etc. Todas as palestras são feitas inteiramente em inglês e os alunos aprendem como fazer entrevistas, preparar perguntas e falar com convidados. Além disso, entregam um fichamento após a atividade e também enviam cartas de agradecimento aos palestrantes”, explica o professor Robert Garner, coordenador-assistente do Dante Middle e High School.

No dia 11 de abril, também houve a palestra de uma ex-aluna do Middle School, que conversou com os colegas mais novos sobre sua experiência como voluntária. A estudante Isabela Martins, do 9º F, faz trabalho voluntário com sua família desde pequena, mas contou que o programa do Middle School também incentiva muito esse tipo de iniciativa. Os colegas mais novos puderam fazer várias perguntas e ver fotos do trabalho de Isabela nas ruas e em ONGs com refugiados e moradores da favela de Paraisópolis. Ela atua em uma organização que presta atendimento odontológico (a ONG “Por 1 Sorriso”), além de entregar doações e brincar com as crianças. “Se você quiser ajudar e ser voluntário, tem de exercitar sua empatia, gentileza e paciência. Tratar as pessoas carentes como iguais, ser legal com eles, ouvir o que têm a dizer. Afinal, eles são gente como a gente, só tiveram menos sorte e oportunidades”, disse a estudante, que sonha em fazer medicina e trabalhar como voluntária na África pela organização Médicos Sem Fronteiras. “A Isabela foi uma das melhores alunas que eu já tive, formou-se no Middle School no ano passado e tem uma experiência incrível para dividir com os colegas. Quisemos que eles saíssem da palestra inspirados, e ela conseguiu”, elogiou a professora Amanda Alvarez.

Categorias: Destaque, Ensino Fundamental II, Institucional, Notícias