Home / Destaque / Ensino Fundamental II / Institucional / Notícias

Alunos do Middle School participam de ciclo de palestras

Em 12 de abril de 2019

Nos meses de março e abril, os alunos do Dante Middle School, programa que vai do 7º ao 8º ano do Ensino Fundamental, participaram de um ciclo de palestras com convidados especiais. Em março, no dia 19, a professora universitária Lilian Correa, que leciona no Mackenzie, falou sobre educação e um programa liderado por ela que funciona como um projeto de extensão para alunos de escolas públicas. No dia 20, foi a vez de o professor Cedric Rocha Leão, da Universidade Federal do ABC, falar sobre o avanço tecnológico e as mudanças que ocorreram da idade da pedra até os dias de hoje. Já no dia 26 a palestrante foi a professora Maria Luiza Levi, que discorreu sobre os sistemas de saúde público e privado no Brasil.

Em sala de aula, os alunos prepararam perguntas em inglês sobre cada tema discutido nas palestras, e todos tiveram a oportunidade de fazer as questões pessoalmente no dia de cada apresentação. “Fiquei impressionada com a profundidade das perguntas. Eram questões complexas, muito interessantes e maduras”, disse a professora Maria Luiza, que é economista e ensina políticas públicas na UFABC. “Os temas das palestras são alinhados aos tópicos que estamos trabalhando com os alunos do Middle em sala de aula, como educação, inovação, tecnologia, a diferença entre escolas públicas e privadas etc. Todas as palestras são feitas inteiramente em inglês e os alunos aprendem como fazer entrevistas, preparar perguntas e falar com convidados. Além disso, entregam um fichamento após a atividade e também enviam cartas de agradecimento aos palestrantes”, explica o professor Robert Garner, coordenador-assistente do Dante Middle e High School.

No dia 11 de abril, também houve a palestra de uma ex-aluna do Middle School, que conversou com os colegas mais novos sobre sua experiência como voluntária. A estudante Isabela Martins, do 9º F, faz trabalho voluntário com sua família desde pequena, mas contou que o programa do Middle School também incentiva muito esse tipo de iniciativa. Os colegas mais novos puderam fazer várias perguntas e ver fotos do trabalho de Isabela nas ruas e em ONGs com refugiados e moradores da favela de Paraisópolis. Ela atua em uma organização que presta atendimento odontológico (a ONG “Por 1 Sorriso”), além de entregar doações e brincar com as crianças. “Se você quiser ajudar e ser voluntário, tem de exercitar sua empatia, gentileza e paciência. Tratar as pessoas carentes como iguais, ser legal com eles, ouvir o que têm a dizer. Afinal, eles são gente como a gente, só tiveram menos sorte e oportunidades”, disse a estudante, que sonha em fazer medicina e trabalhar como voluntária na África pela organização Médicos Sem Fronteiras. “A Isabela foi uma das melhores alunas que eu já tive, formou-se no Middle School no ano passado e tem uma experiência incrível para dividir com os colegas. Quisemos que eles saíssem da palestra inspirados, e ela conseguiu”, elogiou a professora Amanda Alvarez.

Categorias: Destaque, Ensino Fundamental II, Institucional, Notícias