Alunos do ECCE entrevistam presidente do Dante

Publicado em 28 de março de 2019 às 18:08
Categorias: , , , ,

No dia 26 de março, os alunos do ECCE Due, programa bicurricular do Dante, entrevistaram o presidente do Colégio, dr. José Luiz Farina. A turma é o 6º ano I do Ensino Fundamental e funciona como uma classe exclusiva do programa, que possui carga horária maior e reúne em um só curso matérias do currículo italiano e do currículo brasileiro, ensinadas em italiano e em português. A entrevista com o dr. Farina foi feita em português, com perguntas elaboradas pelos próprios estudantes, mas será traduzida por eles para o italiano com a ajuda da professora Eugenia Vezzeli e, em seguida, transformada em um vídeo apresentado pelos alunos contando a história do Colégio Dante Alighieri, com o intuito de compartilhar o conhecimento para todos os colegas e a comunidade escolar. O presidente respondeu questões ligadas à história do Dante, como sua fundação, inauguração de cada edifício e as transformações pelas quais a escola passou no decorrer dos anos. Algumas curiosidades muito interessantes foram levantadas pelo dr. Farina, que também é ex-aluno. “Estudei no Dante de 1954 a 1967 e tive muitos professores italianos. Até hoje, acredito que não exista ninguém mais importante para o Colégio do que os professores. Sempre devemos respeitá-los”, disse o presidente.

“O Dante foi fundado em 1911, mas foi só em 1913, dois anos depois, que o primeiro prédio foi inaugurado e as aulas começaram. Foi o edifício Leonardo da Vinci, que ano passado foi tombado pelo Conpresp e Condephaat. Naquela época, o Dante tinha 112 alunos, sendo que 36 deles eram internos – ou seja, moravam aqui no Colégio”, contou dr. Farina, para surpresa dos alunos. “Em 1918, o número de alunos já tinha praticamente triplicado, chegando a 335 estudantes. Desse total, 330 eram italianos ou filhos de italianos. Hoje, nosso número de alunos passa dos cinco mil”, completou ele.

A atividade faz parte do projeto interdisciplinar das turmas do 6º ano e funciona como uma preparação para as demais atividades com outros componentes. “O Departamento de Italiano realiza essa iniciativa como forma de sensibilização, já que, do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, todas as turmas do Dante fazem um projeto interdisciplinar. Em 2019, as turmas de 6º ano vão trabalhar ações cidadãs no dia a dia, como a responsabilidade com a produção e reciclagem de lixo a partir do seu olhar para a cidade de São Paulo, nos ambientes em que vivem, e como preservá-los. E esse olhar para a cidade se torna mais amplo, pois também se volta à preservação e valorização dos patrimônios, que os alunos estão trabalhando em História; e em Italiano o reconhecimento e a valorização dos patrimônios materiais e imateriais de origem italiana em São Paulo. Então a professora Eugenia teve a ideia de pesquisar a história do próprio Dante, que é também um importante patrimônio da cidade”, explica a professora Angela Angoretto, coordenadora do Departamento de Italiano.

“O Dante tem muita história! Eu poderia passar o dia inteiro conversando com os alunos… E tenho certeza de que eles sempre irão se orgulhar de ter estudado aqui, assim como eu, pois a nossa história é muito bonita”, finalizou o presidente.

, , , ,