Alunos do Dante participam de evento de tecnologia da IBM

Publicado em 21 de agosto de 2018 às 9:00

No dia 6 de agosto, dois alunos do Ensino Médio do Dante participaram de um painel da gigante IBM, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. Eles falaram sobre suas experiências estudando Inteligência Artificial e usando tecnologia dentro da sala de aula no IBM School, evento que debateu novos modelos de educação e que contou com transmissão ao vivo pelo Facebook (confira o vídeo completo a seguir).

Em uma roda de conversa mediada pelo jornalista e apresentador Marcelo Tas, Ana Luiza Maiolini e Giovanni Cerqueira, que têm respectivamente 16 e 15 anos, contaram como é a disciplina eletiva de Inteligência Artificial (IA) no Dante e como o acesso à educação e a capacitação são essenciais para o futuro, tornando o conhecimento mais democrático, além de refletirem sobre a ideia de que os robôs vão “roubar” o trabalho dos humanos. “A IA pode até substituir alguns empregos atuais, mas depois vão surgir novos empregos, com cargos que ainda nem sequer existem”, explicou Ana Luiza. “Sem capacitação, no entanto, as pessoas não serão reempregadas nestes novos cargos”, completou Giovanni.

Junto aos nossos alunos, participou do painel o programador mirim Mateus “Teteus” Bionic, que tem apenas 12 anos e já apresentou um projeto para a Nasa, além de dar aulas sobre IA e programação em ONGs. Depois dos três jovens, participaram de um segundo painel sobre IA e programação nas escolas Camila Achutti, fundadora da consultoria em inovação Ponte 21 e da plataforma de educação em tecnologia Mastertech e professora de engenharia no Insper; Emílio Munaro, diretor de desenvolvimento global do Instituto Ayrton Senna; e Leonardo Zambvaldi, CEO e fundador da I Do Code, escola de tecnologia e programação para crianças e jovens. “Algumas escolas brasileiras já incluem programação na sua grade curricular, e, em países como Inglaterra, Finlândia, Singapura, Argentina e alguns estados dos EUA, essa disciplina já é obrigatória nas redes pública e privada de ensino”, afirmou Camila.

Os alunos da oficina de jornalismo Dante em Foco fizeram uma cobertura ao vivo do evento, que você pode conferir no Facebook. Todas as fotos utilizadas nesta matéria são deles.