Alunos do Dante High School conversam com diretor de logística do Walmart no Brasil

Publicado em 20 de abril de 2017 às 16:39

Como forma de se inspirarem para as atividades do projeto Dante in Company, alunos do programa Dante High School receberam, na tarde de 17 de abril, o diretor nacional de logística do Walmart, José Altschuller. De acordo com revistas como Fortune e Forbes, Walmart foi a maior companhia por receita do mundo em 2016, assim como é a maior empregadora, com 2,3 milhões de funcionários.

José é o responsável pela administração de todo o processo logístico na recepção e distribuição de mercadorias no Brasil. E, entre os desafios existentes em seu cargo, está o de prezar pela sustentabilidade em cada atividade executada – esse foi um dos principais motivos para o convite, tendo em vista que os avaliadores do Dante in Company tradicionalmente cobram dos alunos a busca por soluções sustentáveis em suas propostas de negócios.

O diretor do Walmart não apenas apresentou aos alunos dados básicos sobre o funcionamento da companhia, mas também abordou ações específicas realizadas pela gigante na busca pela sustentabilidade, como a elaboração de estratégias que reduzam as viagens necessárias para a distribuição das mercadorias.

Por fim, José falou da importância de outras ações que envolvam responsabilidade social, como a atenção à pequena agricultura – cultivo realizado por pequenos proprietários rurais –, e a garantia de que, em toda a cadeia de produção e comercialização dos produtos, as pessoas não trabalhem em condições insalubres e análogas à escravidão. “O Walmart pensa em alguns tópicos principais para a condução desses projetos, como: uso de energia, redução de desperdício, desenvolvimento consciente dos produtos e atenção às pessoas e às comunidades, elementos importantes para um tipo de progresso que também ajude o mundo”, disse.

Com a palestra, os alunos terão mais embasamento para elaborar seus projetos no Dante in Company levando em conta questões de sustentabilidade, assim como ocorreu nas edições anteriores. Em 2016, por exemplo, o grupo campeão, “CMVI”, desenvolveu o projeto de uma casa sustentável, com diversos mecanismos que podem economizar energia e água. Além disso, a própria casa seria feita com materiais leves e encaixáveis, facilitando a remodelação do espaço e o transporte dos componentes.