Os alunos do programa Cientista Aprendiz Lara Stefani e Henrique Guerra, ambos da 2ª série do Ensino Médio, irão participar de feiras de ciências externas ao Colégio ao longo do mês de novembro, a partir de credenciais conquistadas por meio da participação na Mostratec 2019 (Lara Stefani) e na Febrace 2020 (Henrique Guerra).
Feira Internacional
No início do mês, entre os dias 5 e 8 de novembro, Lara e Henrique participam da Sigma Xi Virtual Annual Meeting & Student Research Conference, sediada nos Estados Unidos. Este ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, a feira será realizada de forma on-line.
A Sigma Xi (Scientific Research Honor Society) é uma das maiores e mais antigas organizações científicas do mundo à serviço da ciência e da tecnologia, com mais de 200 vencedores do Prêmio Nobel como membros atuais ou antigos da instituição.
A conferência promovida pela Sigma Xi apresentará tendências e desafios emergentes em um amplo espectro de colaborações entre ciência e arte, explorando como a interdisciplinaridade pode promover descobertas científicas. As sessões abordarão tópicos relacionados às ciências comportamentais, à arte-terapia, à neurociência, dentre outras possibilidades.
Orientada pelas professoras Luciana Saraiva Filippos e Carolina Ramos Morais, Lara Stefani irá apresentar o trabalho “Cultivo da Mikania laevigata in vitro: buscando maiores teores de cumarina para tratamento da Asma”.
Sua pesquisa é da área de ciências biológicas e tem como propósito desenvolver um protocolo que reúna as condições ideias de cultivo in vitro do guaco, de modo a potencializar os teores de cumarina na planta, a fim de desenvolver um fármaco mais potente contra a asma, doença inflamatória respiratória que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), pode matar cerca de 250 mil pessoas por ano.
Já Henrique Guerra, orientado pela professora Cristiane Tavolaro, apresentará na feira o trabalho “Criptografia Pós-Quântica: protocolo Dente de Leão”, na área de ciências exatas.
O projeto, que utiliza conceitos tanto da física quântica quanto da tecnologia da computação, tem como intuito aprimorar os protocolos quânticos de criptografia, visando melhorar as perspectivas de segurança digital no futuro e discutir maneiras de utilizá-las em redes de fibra óptica presentes nas cidades, com alterações mínimas.
Para mais informações a respeito da feira, bem como toda a sua programação, acesse o site.
Feira de universidades brasileiras
A partir do dia 9 de novembro até o dia 13, acontece o X Encontro de Iniciação Científica, o XIII Simpósio de Iniciação Científica da UFABC e o 15º Congresso de Iniciação Científica da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Trata-se de um evento três em um, organizado por professores da UFABC e da USCS, com apoio do CNPq.
Foram convidados para inscrever seus trabalhos alunos de iniciação científica da UFABC, USCS e de outras universidades convidadas que realizaram trabalhos de iniciação científica em 2019 e 2020.
Neste evento, apenas Henrique irá participar apresentando seu trabalho de pré-iniciação científica do Cientista Aprendiz, uma vez que também é bolsista da UFABC. Para mais informações e programação, acesse o site.
Categorias: Destaque, Notícias, Notícias da Home, Notícias do Rodapé