Categorias: Ensino Fundamental 2, Notícias
Durante as aulas de ciências da natureza do mês de fevereiro, os estudantes do 8º ano tiveram uma experiência diferente e empolgante. Os jovens criaram modelos tridimensionais de células especializadas, utilizando massinha de modelar.
A atividade, idealizada pelos professores Gabriel Lauand e Camila Rizzo, teve como premissa proporcionar um aprendizado mais dinâmico e participativo. Durante a confecção das células eucariontes, os alunos modelaram estruturas celulares (membrana, citoplasma e núcleo) e as organelas. As organelas ficam dentro do citoplasma das células e desempenham importantes funções relacionadas a seu funcionamento.

“Os alunos conseguem apropriar-se mais da forma e das funções das organelas celulares e consolidar a ideia de que todas as células humanas possuem as mesmas estruturas, mas a quantidade de organelas pode variar de acordo com a função do tecido”, explica o professor Gabriel Lauand.



“Eles adoraram mexer com massinha e modelar as organelas. Muitos diziam estar matando a saudade do Ensino Fundamental 1. Além disso, capricharam muito nas cores, formatos e proporções”, conta a professora Camila.
Ao final, os grupos compartilharam suas produções, que foram analisadas e avaliadas de acordo com a proposta e, posteriormente, seguiram com as discussões relacionando as células à fisiologia do corpo humano.