Home / Destaque / Ensino Fundamental II / Notícias

Alunos do 6º ano viajam para Brotas

Em 10 de maio de 2019

Em abril, 260 alunos de todas as salas do 6º ano do Ensino Fundamental tiveram uma atividade pedagógica diferente. Entre os dias 12 e 14, eles viajaram para Brotas, no interior de São Paulo, para participar de vários momentos de aprendizagem em um ambiente diferenciado.  Hospedados no acampamento Peraltas, os estudantes tiveram muito contato com a natureza e aulas interativas multidisciplinares usando todos os recursos do espaço, como uma atividade que observou conceitos de geografia no solo e na caverna do local, analisando rochas e seguindo um mapa do tesouro; um passeio pelo rio observando a mata ciliar; o contato com os animais da fazenda e até mesmo uma visita ao Centro de Estudos do Universo (CEU), planetário com telescópio onde identificaram constelações, usaram bússola e planisfério e treinaram os pontos cardinais, em uma parceria dos departamentos de Tecnologia e Ciências. À noite, houve um sarau com música e declamação de poesias, trabalhando conceitos de língua portuguesa. Muito do que viram nos dias de acampamento será estudado também em sala de aula, complementando o conhecimento com teoria e prática.

“Essa saída pedagógica é feita há muitos anos, já virou tradição aqui no Dante. A dona do Peraltas é nossa ex-aluna e tem um carinho especial por nós”, conta a professora Miriam Brito Guimarães, coordenadora de Ciências do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental. “Vamos atrelando o que vemos em classe com a experiência da viagem e levamos professores de todas as matérias, de inglês a matemática. Este ano, 13 professores acompanharam os alunos no passeio, além da equipe de monitores do próprio acampamento”, diz ela. O Peraltas ainda conta com uma estrutura completa de colônia de férias, com piscina, ginásio de esportes, refeitório e até futebol de sabão, que as crianças adoraram. O passeio é feito há mais de uma década, mas este ano foi a primeira vez que o grupo saiu na sexta-feira, em vez de sábado, e a mudança foi bastante positiva. “Valeu muito a pena, porque os alunos puderam aproveitar a experiência melhor, sem pressa, sem ter que correr”, afirma a coordenadora.

Contato com a natureza

“Lá em Brotas não usamos celular. A ideia é justamente se desligar um pouco da cidade e de tanta tecnologia e redes sociais para fazer um ‘detox’, focar na experiência, estar presente e aproveitar o contato com a natureza e, principalmente, com as pessoas. No acampamento o sinal é ruim, de qualquer forma, e as crianças podem aproveitar a companhia dos amigos e estreitar laços. A relação dos alunos com os professores também melhora muito depois do passeio, com um fortalecimento do vínculo e da conexão entre eles. Isso é muito importante nessa fase, pois é no 6º ano que os estudantes começam a ter um professor para cada matéria. São muitos professores, a rotina escolar muda muito, então a viagem ajuda na transição, e eles se sentem mais acolhidos”, explica Miriam.

A professora garante que o distanciamento do celular é importante e que, apesar de poder até parecer difícil, são só dois dias e meio longe do aparelho – e a equipe mantém os pais informados a todo momento, acompanhando de perto a segurança das crianças. “Alguns deles nunca ficaram longe dos pais antes, então ir para o acampamento é uma experiência de crescimento e autonomia, além do aprendizado de estar em coletivo e conviver com o grupo, com paciência e contribuição. Eles aprendem muito com a viagem, tanto pessoal quanto academicamente”, conclui Miriam.

Categorias: Destaque, Ensino Fundamental II, Notícias