Alunos do 6º ano têm aula de geografia diferente

Publicado em 20 de setembro de 2019 às 11:59

Em setembro, todos os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental tiveram uma aula de geografia diferente usando a caixa de areia conectada a sensores e leitores, como o Kinect, para estudos sobre topografia e relevo. Essa ferramenta tecnológica, que chegou ao Dante em 2018, proporciona uma aula totalmente interativa, em que alunos e professores podem interferir diretamente na paisagem e montar diferentes cartas topográficas. O recurso auxilia na compreensão dos diferentes conceitos de relevo e cartografia, como escala e curva de nível. “Não é uma simples caixa de areia, o diferencial é o equipamento, o projetor que fica acima dela. Ele forma imagens na areia que vão mudando de acordo com a manipulação dos alunos. Eles podem até fazer chover”, comenta a professora de geografia Fátima Maria Gnecco, que ministrou algumas das aulas.

aula geo caixa de areia 2

Fátima explica que os estudantes estão trabalhando, em sala de aula, os conceitos de curva de nível, altitude, relevo, nível do mar etc., incluindo alguns exercícios, mas que é muito diferente experimentar esses conceitos na prática, com ajuda da caixa: “Essa ferramenta traz muitas possibilidades, dá para trabalhar vários conteúdos diferentes com ela. E depois dessa atividade os alunos conseguem enxergar melhor as formas e entender como funcionam as cores e as curvas, por exemplo”.

aula geo caixa de areia 3

Na carta topográfica vista em sala de aula e na caixa, as cores mais escuras representam altitudes maiores. Já as curvas são representadas em linhas, e quanto mais próximas estão umas das outras, mais inclinado é o terreno. O topo da montanha, branco, representa a neve. E os tons de azul representam água, que pode ser de mares, rios ou lagos, também respeitando a ordem de cor – quanto mais escuro for o azul, mais fundo é. “Conseguimos trabalhar hidrografia também. É muito interessante usar a caixa como mais um recurso da aula, principalmente para a faixa etária deles, porque o uso da ferramenta chama a atenção e diverte, mas também ajuda a fixar o novo aprendizado, já que eles conseguem entender melhor cada conceito, e a experiência marca mais do que uma aula tradicional em sala, com livro e lousa. Interagindo, eles criam uma definição conjunta e aliam a teoria à prática”, conclui a professora.