Siga nas redes sociais Facebook Instagram YouTube Linkedin
Dante Escuta
Moodle Colégio Dante Alighieri
Home / Destaque / Notícias / Notícias da Home / Notícias em Destaque

Alunos do 6º ano representam Dante na Semana da Língua Italiana no Mundo

Imprimir Compartilhar Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Google Plus
Em 19 de outubro de 2020

A partir de hoje, 19 de outubro, até o próximo domingo, dia 25, acontece a XX Settimana della Lingua Italiana nel Mondo (Semana da Língua Italiana no Mundo), um evento anual que celebra o valor do italiano como língua universal de cultura.

Organizada pela rede diplomático-consular e pelos Institutos Culturais Italianos – em conjunto com MiBACT (Ministero per i Beni e le Attività Culturali e per il Turismo), MUR (Ministero dell’Università e della Ricerca) e os principais parceiros de promoção linguística na Itália (Accademia della Crusca, Sociedade Dante Alighieri), além do governo da Confederação Suíça – a Semana tornou-se ao longo do tempo uma das iniciativas mais importantes dedicadas à celebração da língua italiana no mundo. Desde a sua criação, em 2001, o evento recebe anualmente importantes autoridades do governo italiano.

Para a edição de 2020, o tema escolhido foi “A língua italiana entre palavra e imagem: grafites, ilustrações, quadrinhos”, coincidentemente no ano do centenário de nascimento do escritor italiano Gianni Rodari. Assim, a Semana irá destacar modalidades expressivas como os quadrinhos, o romance gráfico e as publicações editoriais  juvenis.

O Dante, como de costume, participa do evento. E, desta vez, a série escolhida para representar o Colégio foi o 6º ano, em um projeto idealizado pela professora Angela Angoretto, coordenadora do Departamento de Italiano.

“A Settimana della Lingua Italiana nel Mondo é organizada aqui no Brasil dentro do Consulado Geral da Itália, e os preparativos começam no início do ano. A primeira reunião deste ano foi em março, com representantes de todas as instituições que tem ligação com a Itália, como o Dante. Nesta primeira reunião é pautado como cada instituição irá trabalhar o tema da Settimana”, afirma a professora.

Com essa ideia, a coordenadora de Italiano propôs o Progetto Rodari aos alunos 6º ano – que consiste, entre outras produções, na leitura de três fábulas do escritor Gianni Rodari, considerado um escritor que renovou a narrativa infantojuvenil.

Assim, a proposta do Colégio para a Settimana dela Lingua Italiana nel Mondo foi a criação de desenhos para serem utilizados como ilustrações dessas mesmas fábulas, sendo organizados como uma exposição virtual que conduz o fio narrativo de cada história. Os desenhos, criados em casa pelos alunos, foram enviados pelo serviço de drive-thru da escola. Depois, foram fotografados pelo Departamento de Audiovisual e organizados pelas professoras do Departamento de Italiano, Adriana Pitarello, Alessandra Iacovini, Eugenia Vezelli e Francesca Mistro.

No caso do 6º I (Bicurricular), a atividade de leitura priorizou outro livro, a Odisseia, de Homero, idealizada pela professora Eugenia Vezelli, do Departamento de Italiano. A partir daí, as crianças, que estão lendo o livro, criaram uma história em quadrinhos baseada em um de seus capítulos, o de Polifeno, cujas cenas foram organizadas virtualmente pelas professoras Vezelli; e Tania Pereira, do Departamento de Tecnologia.  

Importância para a cultura brasileira

A professora Angoretto explica que a Settimana dela Lingua Italiana nel Mondo é de extrema relevância para a cultura brasileira, por aproximar ambos países culturalmente: “É um momento em que se concentra esforços de todas as instituições ligadas à Itália para comemorar a língua italiana em todos os seus aspectos culturais, como espetáculos de teatro, cinema, literatura. E, assim, cria-se uma bela oportunidade para os brasileiros e italianos que vivem aqui entrarem em contato com esses eventos”.  

Geralmente, a Settimana acontece em diversos lugares, no Istituto Italiano di Cultura di San Paolo; no Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro (ICIB); na USP; e até mesmo no Dante, que, no passado, de acordo com a professora Angoretto já foi palco para esta semana durante muitos anos. Em 2020, porém, por conta da pandemia, os eventos da semana serão realizados de forma online.

Por fim, a professora afirma que a Settimana é mais um momento em que o Colégio Dante Alighieri manifesta “o seu compromisso com a preservação e defesa da cultura italiana, junto a todo seu carinho, sua apreciação e proximidade com a Itália”.  

Confira toda a programação no site criado pelo Istituto Italiano di Cultura di San Paolo.

Categorias: Destaque, Notícias, Notícias da Home, Notícias em Destaque
error: Conteúdo protegido!!