Dante Escuta
Home / Destaque / Notícias / Notícias da Home / Notícias em Destaque

Alunos do 6º ano representam Dante na Semana da Língua Italiana no Mundo

Em 19 de outubro de 2020

A partir de hoje, 19 de outubro, até o próximo domingo, dia 25, acontece a XX Settimana della Lingua Italiana nel Mondo (Semana da Língua Italiana no Mundo), um evento anual que celebra o valor do italiano como língua universal de cultura.

Organizada pela rede diplomático-consular e pelos Institutos Culturais Italianos – em conjunto com MiBACT (Ministero per i Beni e le Attività Culturali e per il Turismo), MUR (Ministero dell’Università e della Ricerca) e os principais parceiros de promoção linguística na Itália (Accademia della Crusca, Sociedade Dante Alighieri), além do governo da Confederação Suíça – a Semana tornou-se ao longo do tempo uma das iniciativas mais importantes dedicadas à celebração da língua italiana no mundo. Desde a sua criação, em 2001, o evento recebe anualmente importantes autoridades do governo italiano.

Para a edição de 2020, o tema escolhido foi “A língua italiana entre palavra e imagem: grafites, ilustrações, quadrinhos”, coincidentemente no ano do centenário de nascimento do escritor italiano Gianni Rodari. Assim, a Semana irá destacar modalidades expressivas como os quadrinhos, o romance gráfico e as publicações editoriais  juvenis.

O Dante, como de costume, participa do evento. E, desta vez, a série escolhida para representar o Colégio foi o 6º ano, em um projeto idealizado pela professora Angela Angoretto, coordenadora do Departamento de Italiano.

“A Settimana della Lingua Italiana nel Mondo é organizada aqui no Brasil dentro do Consulado Geral da Itália, e os preparativos começam no início do ano. A primeira reunião deste ano foi em março, com representantes de todas as instituições que tem ligação com a Itália, como o Dante. Nesta primeira reunião é pautado como cada instituição irá trabalhar o tema da Settimana”, afirma a professora.

Com essa ideia, a coordenadora de Italiano propôs o Progetto Rodari aos alunos 6º ano – que consiste, entre outras produções, na leitura de três fábulas do escritor Gianni Rodari, considerado um escritor que renovou a narrativa infantojuvenil.

Assim, a proposta do Colégio para a Settimana dela Lingua Italiana nel Mondo foi a criação de desenhos para serem utilizados como ilustrações dessas mesmas fábulas, sendo organizados como uma exposição virtual que conduz o fio narrativo de cada história. Os desenhos, criados em casa pelos alunos, foram enviados pelo serviço de drive-thru da escola. Depois, foram fotografados pelo Departamento de Audiovisual e organizados pelas professoras do Departamento de Italiano, Adriana Pitarello, Alessandra Iacovini, Eugenia Vezelli e Francesca Mistro.

No caso do 6º I (Bicurricular), a atividade de leitura priorizou outro livro, a Odisseia, de Homero, idealizada pela professora Eugenia Vezelli, do Departamento de Italiano. A partir daí, as crianças, que estão lendo o livro, criaram uma história em quadrinhos baseada em um de seus capítulos, o de Polifeno, cujas cenas foram organizadas virtualmente pelas professoras Vezelli; e Tania Pereira, do Departamento de Tecnologia.

Importância para a cultura brasileira

A professora Angoretto explica que a Settimana dela Lingua Italiana nel Mondo é de extrema relevância para a cultura brasileira, por aproximar ambos países culturalmente: “É um momento em que se concentra esforços de todas as instituições ligadas à Itália para comemorar a língua italiana em todos os seus aspectos culturais, como espetáculos de teatro, cinema, literatura. E, assim, cria-se uma bela oportunidade para os brasileiros e italianos que vivem aqui entrarem em contato com esses eventos”.

Geralmente, a Settimana acontece em diversos lugares, no Istituto Italiano di Cultura di San Paolo; no Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro (ICIB); na USP; e até mesmo no Dante, que, no passado, de acordo com a professora Angoretto já foi palco para esta semana durante muitos anos. Em 2020, porém, por conta da pandemia, os eventos da semana serão realizados de forma online.

Por fim, a professora afirma que a Settimana é mais um momento em que o Colégio Dante Alighieri manifesta “o seu compromisso com a preservação e defesa da cultura italiana, junto a todo seu carinho, sua apreciação e proximidade com a Itália”.

Confira toda a programação no site criado pelo Istituto Italiano di Cultura di San Paolo.

Categorias: Destaque, Notícias, Notícias da Home, Notícias em Destaque
error: Conteúdo protegido!!