Português Italiano Inglês Español
Siga nas redes sociais Facebook Instagram YouTube Linkedin
Home / Destaque / Ensino Fundamental II / Notícias

Alunos do 6º ano começam Projeto Li e Gostei em nova biblioteca

Imprimir Compartilhar Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Google Plus
Em 18 de Março de 2019

Quando os alunos do Dante chegam ao 6º ano do Ensino Fundamental, eles passam da biblioteca infantil para a biblioteca central. E, no dia da mudança, toda a equipe da biblioteca faz questão de recebê-los da melhor forma possível, com muito carinho e atenção. Em 2019, essa passagem aconteceu entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março. De forma acolhedora, os funcionários arrumaram o espaço para que os estudantes se sentassem em um grande círculo e apresentaram-se um por um. A bibliotecária Roseli Pedroso e o auxiliar de biblioteca Antonio Ricardo Soriano explicaram como funcionam os empréstimos de livros e todas as regras do espaço, como o uso do crachá. O tutor de tecnologia Antonio Marcelo, um dos responsáveis pela sala multimídia, também explicou como funciona o espaço, que serve para estudos, trabalhos e também para o entretenimento dos alunos – e que fica dentro da biblioteca central. Já Marcelo Meneses, do Centro de Memória, apresentou o acervo e mostrou fotografias, uniformes, livros e cadernos antigos, que deixaram os estudantes muito curiosos.

Li e Gostei

Além da mudança de biblioteca, os estudantes também deram início ao projeto “Li e Gostei” com uma aula de português na biblioteca central logo após sua recepção. A atividade tem como objetivo fazer os alunos lerem mais e produzirem resenhas das obras, sendo que os melhores trabalhos ficam expostos em destaque na biblioteca, em murais, como dicas de leitura para todos os frequentadores do espaço. “Eles podem escolher o livro que quiserem, desde que seja adequado para sua faixa etária. Com o ‘Li e Gostei’, nós queremos ampliar o repertório e a prática de leitura e escrita dos alunos. A resenha é um gênero novo para eles”, explica a professora de português Emília Mendes, que também é ex-aluna do Dante.

A cada 15 dias, as turmas de 6º ano elegem uma obra diferente para ler e, no final das duas semanas, devem devolver o livro na biblioteca e entregar sua resenha para as professoras de português. Os alunos também são convidados a ler seus trabalhos em voz alta para os colegas. “O projeto é muito legal porque eles também desenvolvem autonomia, tornando-se protagonistas do aprender. E, além de trabalhar leitura e escrita, ainda exercem a escuta ouvindo as resenhas dos colegas, aprendendo juntos e colaborando em equipe”, conclui Emília.

Categorias: Destaque, Ensino Fundamental II, Notícias