Home / Destaque / Ensino Fundamental II / Notícias

Alunos do 6º ano começam Projeto Li e Gostei em nova biblioteca

Em 18 de Março de 2019

Quando os alunos do Dante chegam ao 6º ano do Ensino Fundamental, eles passam da biblioteca infantil para a biblioteca central. E, no dia da mudança, toda a equipe da biblioteca faz questão de recebê-los da melhor forma possível, com muito carinho e atenção. Em 2019, essa passagem aconteceu entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março. De forma acolhedora, os funcionários arrumaram o espaço para que os estudantes se sentassem em um grande círculo e apresentaram-se um por um. A bibliotecária Roseli Pedroso e o auxiliar de biblioteca Antonio Ricardo Soriano explicaram como funcionam os empréstimos de livros e todas as regras do espaço, como o uso do crachá. O tutor de tecnologia Antonio Marcelo, um dos responsáveis pela sala multimídia, também explicou como funciona o espaço, que serve para estudos, trabalhos e também para o entretenimento dos alunos – e que fica dentro da biblioteca central. Já Marcelo Meneses, do Centro de Memória, apresentou o acervo e mostrou fotografias, uniformes, livros e cadernos antigos, que deixaram os estudantes muito curiosos.

Li e Gostei

Além da mudança de biblioteca, os estudantes também deram início ao projeto “Li e Gostei” com uma aula de português na biblioteca central logo após sua recepção. A atividade tem como objetivo fazer os alunos lerem mais e produzirem resenhas das obras, sendo que os melhores trabalhos ficam expostos em destaque na biblioteca, em murais, como dicas de leitura para todos os frequentadores do espaço. “Eles podem escolher o livro que quiserem, desde que seja adequado para sua faixa etária. Com o ‘Li e Gostei’, nós queremos ampliar o repertório e a prática de leitura e escrita dos alunos. A resenha é um gênero novo para eles”, explica a professora de português Emília Mendes, que também é ex-aluna do Dante.

A cada 15 dias, as turmas de 6º ano elegem uma obra diferente para ler e, no final das duas semanas, devem devolver o livro na biblioteca e entregar sua resenha para as professoras de português. Os alunos também são convidados a ler seus trabalhos em voz alta para os colegas. “O projeto é muito legal porque eles também desenvolvem autonomia, tornando-se protagonistas do aprender. E, além de trabalhar leitura e escrita, ainda exercem a escuta ouvindo as resenhas dos colegas, aprendendo juntos e colaborando em equipe”, conclui Emília.

Categorias: Destaque, Ensino Fundamental II, Notícias