Alunos do 4º ano visitam centro de arte especializado em vidro

Publicado em 17 de outubro de 2010 às 13:46

As turmas dos 4os anos do Ensino Fundamental fizeram uma visita ao Espaço Zero, centro de arte que expõe peças da artista plástica Elvira Schuartz. O passeio serviu também para que conhecessem o processo de fabricação e reciclagem do vidro.

Além de admirarem as obras da artista plástica e ouvirem algumas curiosidades sobre o vidro, os alunos acompanharam o processo de modelagem do material. Em seguida, manipularam o objeto ainda incandescente e criaram peças de vidro em forma de balão. Na sequência, puderam ver como se moldam bolinhas de gude — tudo isso seguindo padrões rígidos de segurança.

As crianças participaram, também, de uma espécie de entrevista coletiva com a artista, para quem fizeram perguntas relacionadas às obras e ao espaço.  Como lembrança, todos receberam bolas de gude e um gibi sobre o que foi visto.

“O passeio foi bem legal. Gostei bastante de soprar bolhas de vidro e ver como são feitas as bolinhas de gude”, disse Ricardo Ferraz Giuzio, aluno do 4º A.

“No passeio, os alunos puderam perceber e entender melhor a necessidade da coleta seletiva do lixo, chegando à conclusão de que o vidro é um material reciclável, totalmente reaproveitável”, afirmou a professora Vania Barone, coordenadora dos 2os aos 5os anos do Ensino Fundamental.