Alunos do 1º ano plantam e colhem rabanetes orgânicos

Publicado em 5 de dezembro de 2019 às 15:52
Categorias: , ,
alunos na horta

Todos os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental plantaram e colheram rabanetes no Telhado Verde. A ação foi uma continuação das atividades realizadas com o livro “O Grande Rabanete”, de Tatiana Belinky, que as crianças ganharam na Festa do Livro e trabalharam em sala de aula. “Além de trabalhar o gênero textual de contos acumulativos, as professoras desenvolveram uma série de atividades interdisciplinares a partir do enredo. Em especial, realizaram o plantio de sementes de rabanete nos canteiros do Telhado Verde.

alunos do 1º ano

Como no final da história do livro a ideia era compartilhar, trouxemos com a colheita dos rabanetes a doação dos legumes para o refeitório dos funcionários, para que todos pudessem aproveitar uma salada fresquinha”, explica a professora Vivian Vitasovic de Alencar Souza, coordenadora pedagógica assistente da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental.

colheita de rabanete

Os próprios alunos também puderam experimentar os legumes que colheram e aproveitar uma salada compartilhada depois. O rabanete que plantaram era um pouquinho diferente do que se costuma comprar em feiras e supermercados, tendo formato alongado. “Acredito que seja um movimento muito bonito, que merece ser registrado e valorizado. Para eles, é muito importante o sentimento que nasce a partir da percepção de fazer algo positivo, de valor. Além do gesto de compartilhar, as crianças também puderam estimular toda a parte sensorial dessa experiência, resgatando seu contato com a natureza, aguçando seu paladar, tato e olfato”, comenta Vivian.

doando rabanete para os funcionários
, ,