Alunos desenvolvem trabalho que aborda o problema do bullying

Publicado em 18 de novembro de 2010 às 13:19

Os alunos dos 6os aos 9os anos do Ensino Fundamental fizeram um trabalho sobre o bullying e suas consequências.  As turmas discutiram a respeito do assunto e montaram cartazes como forma de conscientização.

A atividade começou com uma série de discussões sobre o bullying nas quais os alunos contavam e ouviam histórias. Aqueles que já haviam sofrido com a prática disseram como se sentiam com isso, enquanto aqueles que já haviam presenciado um episódio contaram como foi a experiência. Os encontros resultaram em uma maior consciência dos alunos acerca do tema. Cada um deles percebeu a importância da discussão e da necessidade de controlar a prática do bullying.

Após as discussões, os alunos deram início à parte prática, que consistiu em montar cartazes sobre o tema. Os trabalhos foram feitos na maior parte do tempo na sala de estudos e, uma vez finalizados, realizaram-se votações para eleger o melhor cartaz de cada sala e o melhor cartaz de todos.

“O trabalho foi bastante produtivo já que todos se empenharam e se conscientizaram. Fiquei surpresa com alguns argumentos de alunos que tinham opiniões muito maduras, criticando ações que já haviam visto”, comentou a orientadora educacional Silvana Leporace. “Na nossa escola, sempre houve a preocupação de intervir quando situações assim acontecem. Não é uma simples brincadeira, é uma ação que pode machucar a outra pessoa”, completou.