Alunos de 9º ano começam projeto sobre cidadania

Publicado em 23 de abril de 2019 às 12:02
Categorias: , ,

O que é cidadania? É essa pergunta que os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental terão de responder ao longo do ano, com o projeto “Um Olhar Sobre a Cidadania”, que começou em abril. Organizada pelo Departamento de Língua Portuguesa em parceria com a Biblioteca e o Centro de Memória, a iniciativa tem como objetivo endossar uma discussão sobre a importância da fotografia para o registro de momentos históricos e acontecimentos sociais, além de fazer os alunos refletirem sobre o conceito de cidadania e como ele mudou ao longo do tempo. Os jovens vão trabalhar o livro “Cidadania é um Processo em Construção” em sala de aula ao longo do ano e terão de criar imagens que retratem exemplos de cidadania. As fotos devem compor uma exposição na biblioteca, de 6 a 10 de maio.

Para inaugurar as atividades do projeto, os estudantes fizeram uma visita à Biblioteca Central, onde puderam assistir a uma apresentação especial do Centro de Memória feita por Marcelo Meneses, responsável pelo acervo. “O que era cidadania no século XX não é a mesma coisa do que é cidadania agora. A sociedade foi mudando e o conceito também. Há cem anos, o que se discutia era a figura do cidadão, em uma época em que os países do ocidente mudavam seus governos da monarquia para a democracia, virando repúblicas. Quando o Dante foi inaugurado, por exemplo, a Itália tinha apenas 60 anos de unificação e o Brasil só 20 anos de república”, explicou Marcelo. “Os imigrantes que vieram da Itália no século XIX não se consideravam italianos, e sim genoveses, calabreses etc. Foi só no século XX que surgiu a ideia de nação e identidade italiana. Surgiram então o hino nacional, a bandeira, os símbolos do país”, contou ele.

, ,