Home / Institucional

Alunos da oficina Dante em Foco promovem o 1º flash mob em uma escola brasileira

Em 11 de junho de 2010

Um grupo de 19 alunos integrantes da oficina de produção de conteúdo do Colégio, a Dante em Foco, mobilizou os estudantes do 9º ano à 3ª série do Ensino Médio na quinta-feira, dia 10 de junho, véspera da abertura da Copa do Mundo.

Por meio de teasers afixados semanas antes nos murais das salas de aula, de mensagens transmitidas em redes sociais como o Twitter e o Facebook, e de textos enviados por SMS, os participantes da oficina convocaram seus colegas a comparecer no pátio central, no horário do recreio do Ensino Médio, usando uma camiseta ou adereços nas cores verde e amarelo. Não foi dito que se tratava de um flash mob, aglomeração rápida de pessoas promovida por essas formas de comunicação utilizadas pelos alunos. Mesmo assim, o pátio foi ocupado por cerca de 1.200 estudantes, que comemoraram a aproximação da Copa do Mundo e deram o apito inicial para a torcida pela seleção brasileira.

“A proposta do flash mob é superadequada à da oficina Dante em Foco, já que depende de um trabalho envolvendo as redes sociais e o empreendedorismo, com o desenvolvimento de habilidades e competências que serão importantes por toda a vida desses alunos, independentemente da carreira escolhida”, afirma a profa. Valdenice Minatel, coordenadora do Departamento de Tecnologia Educacional, responsável pedagógica pela oficina, que é realizada em parceria com o Departamento de Marketing. “Além disso, foi importante que os 9os anos [liberados da sala de aula] também descessem, porque assim se sentiram mais participantes da escola onde vão estudar nos próximos anos”.

Toda a estratégia de preparação do flash mob foi elaborada pelos alunos, com a orientação das professoras e da jornalista responsáveis pela oficina. “Vimos em nossos encontros semanais que em muitos lugares do mundo aconteceram flash mobs. Acolhemos a ideia e usamos uma propaganda indireta nos teasers, para não estragar a surpresa. Tivemos bastante ajuda também da comissão de formatura da 3ª série do Ensino Médio. Foi uma experiência muito legal”, conta a aluna Jacqueline Chen, da 1ª série do Ensino Médio, integrante da Dante em Foco e mestre de cerimônia do flash mob (função que dividiu com o aluno Gabriel Sacardo, do 9º ano do Ensino Fundamental).

Veja vídeos da festa no canal da Dante em Foco no Youtube:http://www.youtube.com/user/DanteEmFoco

Categorias: Institucional