Alunos da Dante em Foco criam conteúdo especial sobre Fake News

Publicado em 17 de dezembro de 2018 às 12:06

Os alunos de 5º a 7º ano do Ensino Fundamental que participam da oficina de jornalismo Dante em Foco estudaram a fundo um dos temas que mais se destacaram no Brasil em 2018: fake news. As notícias falsas afetaram a opinião pública em momentos muito importantes do ano, como a vacinação contra o surto de febre amarela e as últimas eleições. Aprendendo jornalismo, apuração e checagem de fatos, os estudantes descobriram como identificar boatos e esclarecer informações. O mais impactante foi saber que a maior propagação de fake news se dá por meio do Whatsapp, e principalmente em grupos de família. Por isso, as crianças resolveram criar um conteúdo que fosse útil e ajudasse a desvendar quando uma notícia é falsa de forma simples – afinal, as fake news podem atingir pessoas de qualquer idade, escolaridade e classe social.

Aliando esse tema a estudos sobre os diferentes gêneros de vídeos do Youtube, como vlog e tutorial, os estudantes criaram 10 vídeos cuidando de todo o processo, da pesquisa ao roteiro, gravação e edição. “Eles tiveram muita autonomia durante todo o projeto e nos trouxeram uma variedade grande de formatos, de ‘Draw My Life’ a teste e até dança”, conta a professora de educomunicação Barbara Endo, uma das responsáveis pela oficina. “E o mais legal de tudo é que eles realmente colocaram a mão na massa, e são crianças falando para outras crianças, o que torna o conteúdo mais atrativo e acessível para eles, gerando identificação. Tanto que, em 2019, vamos usar esse material nas aulas de cidadania digital”, afirma ela. “É importante trabalhar esse tipo de tema com os alunos desde cedo, mesmo eles ainda sendo muito novinhos, para que possamos formar consumidores críticos de informação, cidadãos que não serão facilmente enganados. O assunto está mesmo em alta, e no fundo é tudo uma questão de fazer uma grande análise da mídia, desenvolvendo pensamento crítico”, explica Barbara.

Confira os vídeos abaixo: