Português Italiano Inglês Español
Siga nas redes sociais Facebook Instagram YouTube Linkedin
Home / Destaque / Ensino Fundamental / Ensino Fundamental II / Ensino Médio / Notícias

Alunos conquistam medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Imprimir Compartilhar Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Google Plus
Em 10 de dezembro de 2018

Este ano, 65 alunos do Dante participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, também conhecida como OBA. A prova foi aplicada em maio, em fase única, mas os resultados chegaram apenas agora no final do ano. Estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio participaram da competição científica, cujas provas tinham diferentes níveis, de acordo com a faixa etária dos alunos”. “Tivemos representantes em todos os níveis e no final conquistamos seis medalhas, sendo três de ouro, duas de prata e uma de bronze”, comemora a professora de tecnologia educacional Tania Cristina Pereira Luciano. A entrega das medalhas aconteceu no dia 8 de novembro, na sala da presidência.

“A participação não é obrigatória nem vale nota, mas ainda assim tivemos muitos alunos interessados. É um crescimento intelectual, eles se desenvolvem muito, conhecem coisas novas.  A OBA sempre aborda temas de ponta, que estão em voga no mundo inteiro. Afinal, é uma área que está em forte crescimento, e a busca incessante por uma outra Terra no universo gera muito interesse de pesquisa”, comenta o professor Manoel de Aquino Resende Neto, coordenador do Departamento de Física. Tania concorda e complementa: “Os alunos gostam muito. Nós trabalhamos conteúdo de astronomia nas aulas de robótica, com a construção de protótipos de satélites e foguetes e a programação de uma viagem ao espaço usando a linguagem Scratch, do MIT. Eles também têm conteúdo relacionado ao sistema solar nas aulas de ciências”, diz ela.

Pratas da casa

Outro destaque na OBA de 2018 foi o aluno Gustavo Afonso Salustiano, da 1ª série G, que se classificou para participar da seletiva da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astronáutica. A peneira para a competição mundial é realizada com testes online; e os aprovados formam o time que representará o Brasil no evento, que acontecerá em 2019, na Hungria. O treinador da seleção brasileira é o astrofísico Ednilson Oliveira, que também é professor de física no Dante.

Confira as medalhas conquistadas pelos dantianos na OBA 2018:

OURO

Felipe Marques Campora – 6º B

Hugo Fares Menhem – 7º E

João Kim Furlan de Melo – 6º A

 

PRATA

Gustavo Afonso Salustiano – 1ª G

Leonardo Jun Muraoka – 6º A

 

BRONZE

Marco Antônio Garcia – 3º K

Categorias: Destaque, Ensino Fundamental, Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Notícias