Home / Destaque / Ensino Fundamental / Ensino Fundamental II / Ensino Médio / Notícias

Alunos conquistam medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Em 10 de dezembro de 2018

Este ano, 65 alunos do Dante participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, também conhecida como OBA. A prova foi aplicada em maio, em fase única, mas os resultados chegaram apenas agora no final do ano. Estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio participaram da competição científica, cujas provas tinham diferentes níveis, de acordo com a faixa etária dos alunos”. “Tivemos representantes em todos os níveis e no final conquistamos seis medalhas, sendo três de ouro, duas de prata e uma de bronze”, comemora a professora de tecnologia educacional Tania Cristina Pereira Luciano. A entrega das medalhas aconteceu no dia 8 de novembro, na sala da presidência.

“A participação não é obrigatória nem vale nota, mas ainda assim tivemos muitos alunos interessados. É um crescimento intelectual, eles se desenvolvem muito, conhecem coisas novas.  A OBA sempre aborda temas de ponta, que estão em voga no mundo inteiro. Afinal, é uma área que está em forte crescimento, e a busca incessante por uma outra Terra no universo gera muito interesse de pesquisa”, comenta o professor Manoel de Aquino Resende Neto, coordenador do Departamento de Física. Tania concorda e complementa: “Os alunos gostam muito. Nós trabalhamos conteúdo de astronomia nas aulas de robótica, com a construção de protótipos de satélites e foguetes e a programação de uma viagem ao espaço usando a linguagem Scratch, do MIT. Eles também têm conteúdo relacionado ao sistema solar nas aulas de ciências”, diz ela.

Pratas da casa

Outro destaque na OBA de 2018 foi o aluno Gustavo Afonso Salustiano, da 1ª série G, que se classificou para participar da seletiva da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astronáutica. A peneira para a competição mundial é realizada com testes online; e os aprovados formam o time que representará o Brasil no evento, que acontecerá em 2019, na Hungria. O treinador da seleção brasileira é o astrofísico Ednilson Oliveira, que também é professor de física no Dante.

Confira as medalhas conquistadas pelos dantianos na OBA 2018:

OURO

Felipe Marques Campora – 6º B

Hugo Fares Menhem – 7º E

João Kim Furlan de Melo – 6º A

PRATA

Gustavo Afonso Salustiano – 1ª G

Leonardo Jun Muraoka – 6º A

BRONZE

Marco Antônio Garcia – 3º K

Categorias: Destaque, Ensino Fundamental, Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Notícias