Alunos aprendem a clonar plantas em aulas realizadas na USP

Publicado em 29 de outubro de 2010 às 18:37

Um grupo de 13 alunos do Ensino Médio participou de uma série de aulas realizadas na USP como forma de conhecer o processo de clonagem de plantas. As aulas, realizadas todas as quartas-feiras no período da tarde, foram ministradas pelo professor dr. Gilberto Kerbauy, da USP.

Os alunos utilizaram orquídeas para a clonagem, já que essas plantas apresentam sementes que, embora numerosas, são muito pequenas e sem reservas nutritivas. Com o processo, pode ser obtido um maior número de sementes em um tempo menor.

Durante as aulas, os jovens aprenderam a mexer com uma máquina de fluxo laminar e acompanharam todas as fases do processo de clonagem das orquídeas. A atividade serviu para que também conhecessem a USP. No final, levaram para a casa as orquídeas que clonaram.

Como forma de estender o projeto para o futuro, o Colégio comprou um equipamento de fluxo laminar, que ficará montado no laboratório de Biologia. “É muito raro encontrar um colégio onde seja possível fazer clonagem”, disse a professora Anthéia Sasson, coordenadora do Departamento de Biologia.

“Achei tudo ótimo. Os alunos gostaram bastante e se comportaram de uma maneira maravilhosa”, afirmou a professora, referindo-se às aulas na USP.