Aluno do Dante promove trabalho voluntário com tecnologia para idosos

Publicado em 19 de outubro de 2018 às 10:00

Sua avó tem smartphone? Usa o Facebook? Sabe mandar mensagens pelo Whatsapp? Foi pensando na dificuldade que muitos idosos têm em usar as novas tecnologias dos aplicativos que Enzo Xavier, aluno do 7º ano G do Ensino Fundamental do Dante, começou a fazer trabalho voluntário. Todo domingo, às sete horas da manhã, o garoto já está de pé para receber os moradores de um asilo na Pastoral da Acolhida da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Pompeia. E quem inspirou tudo isso foi a avó de Enzo, dona Edith, que tem 92 anos e mora no Paraná. “Eu pensei assim: muitos desses idosos moram longe da família, vivem no asilo que fica perto da igreja que eles frequentam toda semana – a mesma que eu frequento com a minha família e da qual meu pai sempre gostou muito. E lembrei da minha avó, porque cada neto mora em um Estado diferente, e todos sentimos muitas saudades. Aí tive essa ideia e nasceu o projeto Neto Digital”, conta ele. Enzo ensina com muita dedicação, carinho e paciência a usar os principais aplicativos e as funcionalidades do smartphone, sempre com o objetivo de incluir e aproximar o idoso da sociedade e de sua família. Hoje, 50 pessoas são beneficiadas pelo projeto.

“Para eles, é como se fosse um mundo novo. É preciso ir mostrando aos poucos como funciona cada ferramenta, e muita gente não tem paciência para ensinar. Eu estou feliz porque agora a dona Maria, por exemplo, já sabe como avisar sua família caso passe mal, e assim ela se sente mais segura. Minha avó também já consegue falar com a gente pelo Whatsapp e matar as saudades”, diz Enzo, com um sorriso no rosto. “A ideia foi dele mesmo, nós apenas apoiamos. Eu fui pesquisar o tema e descobri que muitos estudos mostram que os idosos preferem a atenção de crianças e aprendem mais com os netos do que com os filhos”, diz a mãe, Erenice de Almeida Alencar, que é diretora de educação corporativa na DTCOM – empresa que oferece soluções digitais integradas em educação, comunicação e tecnologia para empresas e instituições de ensino à distância.

Em uma família já envolvida com tecnologia, Enzo teve apoio para desenvolver o projeto. Mas a mãe também cita as aulas do Dante como um importante combustível para que ele se interessasse pela área. “O Enzo faz robótica no Colégio desde que tinha seis anos, e a Valdenice Minatel, diretora de Tecnologia, sempre deu a maior força para o trabalho voluntário dele. Tanto que ele já pensa em estudar no MIT e trabalhar no Vale do Silício construindo robôs e desenvolvendo tecnologia para idosos, porque a escola mostra que é possível”, afirma Erenice. “Quando escolhi o Dante, gostei muito do valor do respeito à família e também da inovação e do incentivo à ciência e à tecnologia. É um Colégio que se modernizou sem deixar de lado esses valores fundamentais”, elogia ela.