Alunas participam de MasterClass só para mulheres cientistas

Publicado em 28 de março de 2018 às 11:18

O São Paulo Research and Analysis Center (SPRACE) realizou uma edição especial do MasterClass para alunas do Ensino Médio nos dias 07 e 08 de março, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. 130 estudantes, incluindo seis alunas do Dante, visitaram o Instituto de Artes, o Instituto de Física Teórica e o Núcleo de Computação Científica da Unesp para participar do evento e aprender mais sobre o mundo da física de altas energias e debater com cientistas profissionais convidadas sobre como é ser uma mulher na área de exatas, ainda predominantemente dominada pelos homens.

As dantianas que participaram foram Bianca Cotti Caminada (3ª C), Luiza Klink de Melo (3ª E), Isadora Coelho Pereira Gabriades (2ª C), Luisa Henriette Antonini Ripoli (2ª C), Sophia Castaldelli, (1ª C) e Luiza Salomão Linardi (1ª G).

O MasterClass é um evento tradicional de divulgação científica organizado pelas universidades Unesp, UFABC, USP, UFF e IFSP-Suzano com mesas-redondas e videoconferências sobre conceitos de física moderna e de partículas. Nesta edição, todas as atividades foram ministradas por cientistas mulheres, e as meninas também puderam analisar em laboratório dados reais produzidos pelo Large Hadron Collider (LHC), o maior acelerador de partículas do mundo, localizado na Europa; além de discutir os resultados com cientistas da Espanha, Finlândia e França.

Nas mesas-redondas, as pesquisadoras convidadas puderam contar suas trajetórias, muitas vezes constituídas pela superação de preconceitos e de adversidades para se tornarem reconhecidas e bem-sucedidas em ambientes majoritariamente masculinos. Foram debatidas também a abordagem sobre gênero em sala de aula e a representatividade feminina na física.

“Quisemos mostrar às meninas que estudar e trabalhar em física pode ser muito estimulante e gratificante. Quem sabe agora elas possam ser incentivadas a incluir ciências, em particular física de partículas, entre suas opções para uma futura escolha profissional”, diz Sandra Padula, uma das organizadoras do evento, professora da Unesp e pesquisadora da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN).

“Foi uma imersão, dois dias de vivência muito intensa para as nossas meninas. Pudemos até conversar com cientistas brasileiras que estão na Europa trabalhando com o acelerador de partículas. É uma oportunidade riquíssima. Elas até conseguiram encontrar um Bóson de Higgs no laboratório da Unesp”, comemora Cristiane Tavolaro, professora de física do Dante que acompanhou as alunas.