Aluna do Cientista Aprendiz brilha em feira latino-americana de ciências

Publicado em 15 de agosto de 2018 às 10:58

A dantiana Gabriela Marcondes, da 3ª série C do Ensino Médio, participou em julho da feira de ciências ESI AMLAT, no Chile, e foi laureada com o credenciamento para participar da ESI Mundi, que será realizada em setembro de 2019 em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. O projeto de Gabriela consistiu em enviar sementes de tomate para a estratosfera a fim de ver como elas se comportariam, já que são, segundo ela, veículos de transporte de vida. E deu certo: na volta, apesar das diferenças de temperatura, pressão e radiação, as sementes expostas se desenvolveram mais e melhor do que as que permaneceram em terra.

A estudante faz parte do programa Cientista Aprendiz, foi orientada pelos professores Fernando de Domenico e Nilce de Angelo e tem uma trajetória notável, tendo participado da Mostratec, feira internacional realizada no Rio Grande do Sul em outubro de 2017, e da edição 2018 da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), sendo selecionada pela própria organização do evento. Ela também participou da missão Garatéa, iniciativa brasileira que levou uma sonda para orbitar a Lua, além de ter sido convidada do programa de televisão educativo Como Será, da Rede Globo. Gabriela também esteve presente na feira Genius Olympiad, em Nova Iorque, no último mês de junho. Na ocasião, o Dante deixou a feira repleto de medalhas, com todos os projetos apresentados premiados. Gabriela foi medalha de bronze.

“Esta edição da ESI era voltada para a América Latina, mas reuniu estudantes do mundo todo. Havia gente da Rússia, Espanha, Ucrânia e outras regiões brasileiras como Ceará e Maranhão, de alunos do Ensino Médio a universitários. Os projetos são bastante complexos e há pesquisas em todas as áreas – biológicas, humanas, engenharia etc.”, conta ela. A próxima etapa da feira, no ano que vem, é mundial. “Estou muito animada pois vou poder mostrar meu trabalho para ainda mais pessoas, e ele estará aperfeiçoado, além de poder rever os amigos do Chile e conhecer mais colegas novos”, afirma.

No último dia 11 de agosto Gabriela lançou um novo balão com seus experimentos para a estratosfera, alterando algumas variáveis. Desta vez, ela contou com a parceria do colega Diogo Cintra, da 3ª série F, que trabalha com engenharia no Cientista Aprendiz e contribuiu para o projeto desenvolvendo uma caixa que vai abrindo aos poucos, expondo as sementes de tomate a partir de determinada altitude, controlando melhor a exposição e com um sensor de radiação. “Aí vou poder comparar os resultados dos dois lançamentos”, explica Gabriela. A aluna diz gostar muito da área de pesquisa, de biológicas e exatas, mas confessa que ainda não se decidiu quanto ao vestibular.

Ainda sobre as feiras, a jovem destaca a oportunidade de realizar um intercâmbio cultural. “Além de expor seu projeto você tem novas ideias, conhece muita gente, faz contatos e amizades. No Chile, reencontrei colegas que conheci em Nova Iorque e sempre percebi um clima de união e cooperação. Não há competição, mesmo quando a feira é classificatória. Um torce pelo outro e formamos um grande networking.”