Altruísmo, respeito e gentileza: um exemplo de aluno

Publicado em 21 de setembro de 2018 às 14:54

Uma história muito bonita e curiosa aconteceu entre os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. No começo de setembro, em uma aula de educação física, a turma do 3º I jogava pique-bandeira quando aconteceu um pequeno acidente e, na emoção e correria da partida, a bandeira foi rasgada. De forma totalmente proativa, o estudante Lucas Greca Colonhezi se prontificou a levar o material para casa e consertar com a ajuda dos avós. “O Lucas é um menino diferente, muito humano, atencioso, gracioso. Não foi ele quem quebrou a bandeira, mas ele se sensibilizou e tomou a situação para si. Falamos que não precisava, mas ele quis mesmo assim. Uma semana depois, apareceu com duas bandeiras novinhas, lindas, feitas à mão. Foi uma atitude muito bonita”, conta o professor de educação física Luis Carlos Farina.

“Uma classe é um grupo de pessoas que trabalham juntas. Então, por mais que não tenha sido eu, a culpa era da nossa turma. Fiz isso pensando no futuro, quis retribuir consertando para que outros alunos também pudessem brincar de pique-bandeira, que é muito legal, e para que o Dante não perdesse material”, afirma o menino, que vai fazer nove anos em outubro. “O Lucas tem essa postura, sempre gostou de ajudar. É muito simpático com os vizinhos do nosso prédio, querido por todos. Ele gosta de se sentir útil e é muito comunicativo”, diz Louise, a mãe, que é consultora.

Todos os dias, depois da escola, Lucas fica com seus avós maternos até Louise sair do trabalho e ir buscá-lo. O garoto gosta muito dos avós e, juntos, eles sempre fazem trabalhos manuais. O avô, Márcio, conserta qualquer coisa em casa, enquanto a avó, Yara, é uma cozinheira de mão cheia e também sabe costurar. Palmeirense, o menino logo escolheu fazer uma bandeirinha verde. “Ele sempre conta comigo e naquele dia chegou da escola todo animado pedindo: ‘vovó, me ajuda? É para o Dante! ’. Ele mesmo serrou a madeira, com a ajuda do avô, e eu costurei”, conta Yara. “Quis fazer duas bandeirinhas para ter uma de reserva. Assim, se acontecer de quebrar de novo, não vamos ficar sem”, explica Lucas. “É um exemplo de respeito, disciplina, carinho e altruísmo e de pensar no próximo e no coletivo. Queremos valorizar a atitude do Lucas para inspirar todos os alunos e os colaboradores do Dante”, elogia o professor Carlos Nicolás, coordenador do Departamento de Educação Física.