Dante Escuta
Home / Ensino Fundamental

5os anos participam das finais do SoletraDante

Em 15 de outubro de 2010

Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental participaram, no dia 14 de outubro, das finais do SoletraDante, realizadas no Auditório Miro Noschese. Cada classe levou três alunos finalistas, que disputaram entre si a primeira colocação.

Os participantes, colocados em cabines isoladas atrás do palco, se comunicavam apenas com os professores através de fones e microfones. O aluno soletrava a palavra, que por sua vez era digitada por um professor. Feita a digitação, um programa de computador verificava se ela estava correta ou não. A plateia, podia observar os alunos por meio de uma câmera que os filmava.

Similar ao quadro de um conhecido programa de televisão, a atividade desafia os alunos a soletrar corretamente o máximo de palavras possíveis, conforme elas vão sendo sorteadas. Os participantes que erram são eliminados, até que sobre apenas um, o vencedor. A competição contou também com a participação da plateia que comemorava, cantava e pulava a cada acerto para incentivar os finalistas.

“Gostei de ter participado mesmo sendo um pouco complicado, já que estou acostumado a falar os acentos depois da letra. Fora isso, foi tudo certo, é muito divertido”, disse Daniel Tulha Hochstetler, vencedor do 5º ano I.

“O SoletraDante não é um evento de competição. Ele resgata um trabalho de compreensão e estudo da língua que é muito importante. Saber escrever bem e falar de forma adequada é um diferencial”, afirma a professora Valdenice Minatel, coordenadora do Departamento de Tecnologia Educacional. “É uma oportunidade única de aprendizagem, entretenimento e de celebração da aventura que é aprender e estudar”, completa.

Classificação dos finalistas do SoletraDante – 5º ano

5º ano A