3os anos do Ensino Fundamental visitam instalações do Metrô

Publicado em 21 de outubro de 2010 às 13:52

Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental fizeram uma visita ao Centro de Controle Operacional do Metrô de São Paulo. O passeio faz parte do projeto “Turma do Metrô – Projeto Ação Escolar”, que, desenvolvido pela companhia, visa conscientizar os alunos de toda a cidade sobre a importância desse transporte público.

As crianças assistiram a uma palestra sobre a história do metrô, que se estende desde 1968, quando foi fundada a companhia, até os dias de hoje. Conheceram o mapa do transporte metropolitano e aprenderam a identificar os funcionários. Além de ouvirem dicas de como se comportar e prevenir acidentes, os alunos contaram e ouviram histórias relacionadas ao meio de transporte. Outra atividade foi um jogo dos 7 erros com orientações sobre o que é permitido e o que não é nas estações. Antes da pausa para o lanche, receberam um material com gibi, mapa e trens de papel para montar.

Após o lanche, visitaram a sala de controle da companhia, onde acompanharam imagens em tempo real das linhas do metrô e aprenderam a ler os painéis. Por fim, as crianças passearam desde a estação Vergueiro até a Trianon-Masp, sempre acompanhadas por seguranças da companhia e do Colégio. Nesse trajeto, puderam colocar em prática tudo o que aprenderam, alertando os usuários do metrô sobre algo que eles estivessem fazendo errado.

“Gostei bastante do jogo dos 7 erros e de passear de metrô. Foi a primeira vez que alguns amigos meus andaram e foi muito divertido”, comenta Renato Zancaner Neto. “O lanche também foi muito bom”, brincou Enzo de Souza.

“Nós fazemos esse passeio há alguns anos já, com exceção dos últimos dois. É um passeio muito importante, já que os alunos estão aprendendo detalhes sobre os meios de transporte e também porque podem conhecer e aprender as regras do metrô para, assim, usá-lo corretamente,” afirma a professora Vania Barone, coordenadora dos 2os aos 5os anos do Ensino Fundamental.