3os anos do Ensino Fundamental participam da 6ª edição da oficina de pizza

Publicado em 14 de junho de 2010 às 17:19

O pátio do edifício Michelangelo sediou a 6ª edição da oficina de pizza “O Sole Mio”, na manhã de 12 de junho, sábado. A “pizzaria”, montada para os alunos dos 3os anos do Ensino Fundamental, contou com decoração nas cores da bandeira italiana e muito conteúdo em italiano para complementar as aulas de um jeito diferente.

Desta vez, os participantes da oficina também utilizaram o software La mia pizza preferita, desenvolvido em parceria com o Departamento de Tecnologia Educacional para a edição de 2009 do projeto. Dessa forma, por meio do computador, puderam fazer uma montagem virtual das pizzas, utilizando os ingredientes que eram apresentados em italiano.

A novidade da 6ª oficina de pizza veio, entretanto, direto da cozinha: nesta edição, as crianças puderam abrir a massa e distribuir os integrantes antes de cada disco ir ao forno para ser degustado. A tradicional tombola, bingo preparado para enriquecer o vocabulário, antecedeu a degustação do trabalho dos pequenos “pizzaiolos”. Para encerrar, a montagem La legenda della pizza, encenada em italiano por alunas dos 9os anos do Ensino Fundamental e das 1as séries do Ensino Médio, divertiu os 3os anos e também contribuiu para o aprendizado.

“Trabalhamos a parte gastronômica da Itália, que envolve valores culturais. A oficina de pizza é um incentivo ao estudo da cultura italiana e da própria língua”, declara a professora Maria Antonieta Ronconi, coordenadora do Departamento de Italiano, disciplina aplicada dos 1os aos 9os anos do Ensino Fundamental.