1as séries participam de oficina e discutem o mito da vida em Arte, Inglês e Língua Portuguesa

Publicado em 19 de setembro de 2010 às 14:16

Os alunos das 1as séries do Ensino Médio reuniram-se na manhã de 18 de setembro, sábado, para participar da oficina “Mito da vida”. A iniciativa reuniu os departamentos de Arte, Inglês e Língua Portuguesa e combinou atividades de criação e interpretação nas salas de aula e nos ateliês do edifício Ruy Barbosa.

A oficina tomou por base as obras Sorôco, sua mãe, sua filha, de Guimarães Rosa; A painful case, do americano James Joyce; e O mito da caverna, de Platão. Tratava-se de aproveitar as temáticas comuns aos três textos, como o egoísmo, a loucura e a solidão, para fazer um trabalho integrado, composto por interpretação, criação de jingles e pintura. “Juntos, aproveitamos três momentos, três oficinas distintas, para absorver o conteúdo das obras”, comenta a professora Marília Negrini, coordenadora do Departamento de Inglês.

Utilizando os conteúdos de Guimarães Rosa e James Joyce, a oficina promovida pelo Departamento de Língua Portuguesa estimulou grupos de alunos a criar fantasias com folhas de jornal e dramatizar um conto, previamente sorteado. Na oficina de Inglês, novos grupos criaram jingles, em português e em inglês, como resumo dos contos lidos. Nos ateliês de Arte, o objetivo era imaginar e produzir uma representação do mito platônico. “Os alunos retrataram a riqueza interior, utilizando técnicas como o dripping e até mesmo deixando as marcas das próprias mãos nas telas,” informa a professora Sandra Romanello, coordenadora do Departamento de Arte.

“Nós temos que aprender aspectos sobre solidão, loucura e também a respeito da preservação de nossas emoções, sabendo que, em qualquer época, sentimos um pouco disso porque as fases difíceis também fazem parte da nossa vida, mas passam – pontos bons e ruins simplesmente se intercalam. Por aí, tocamos as crianças e provocamos reflexões”, opina a professora Maria Cleire.