Tecnologia Educacional do Dante investe em ensino híbrido

Publicado em 15 de abril de 2015 às 16:42
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Buscando manter-se atualizado e atento às novas tendências na educação, o Departamento de Tecnologia Educacional do Colégio Dante Alighieri vem acompanhando e estudando uma nova forma de aprendizado, o “ensino híbrido”, método que mistura o modelo tradicional, presencial, com o a distância. A motivação advém do reconhecimento de que o aprendizado é um processo contínuo e conduzido em dois ambientes complementares; a sala de aula e o espaço virtual.

Representado pela profª Valdenice Minatel, coordenadora-geral de Tecnologia, e pela profª Verônica Cannatá, assistente de coordenação de Tecnologia Educacional, o Departamento de TE do Dante participou ao longo de 2014 de uma série de reuniões destinadas à elaboração de estratégias para levar esse método de ensino para a sala de aula. Ao todo, 16 professores – da rede pública e privada e de estados como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul – participaram desses encontros, oportunidade que também aproveitaram para troca de experiências e para a realização de um curso on-line.

Denominado “Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação”, o curso está disponível na plataforma Veduca e conta com dez aulas, cujo conteúdo traz ainda discussões e experimentações dos professores em relação ao tema. O material está disponível nas versões gratuita e paga, a última das quias organizada com certificação, tutoriais, fórum de discussão e certificado de conclusão.

A profª Verônica Cannatá, ao lado de outros dois professores do grupo de Experimentações em Ensino Híbrido, escreveu um artigo sobre o tema, veiculado na revista Direcional Educador. Nele, são discutidos os resultados dos encontros do grupo, o surgimento da ideia do ensino híbrido bem como seus benefícios e resultados em sala de aula. O artigo pode ser lido aqui.

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