Revista Infra destaca dedicação do Dante ao tema da sustentabilidade

Publicado em 23 de dezembro de 2015 às 10:48

A revista Infra publicou, em dezembro, uma edição destinada a apresentar 40 cases de sustentabilidade protagonizados por empresas e instituições de diversos setores no decorrer de 2015. O Colégio Dante Alighieri participou da publicação apresentando dados interessantes sobre as soluções dadas aos resíduos e sobre o trabalho com a horta orgânica da escola.

Com o título “Exemplo, a melhor forma de educar” e o subtítulo “Pautado pelo princípio da sustentabilidade, o Colégio Dante Alighieri amplia seu sistema de reciclagem de resíduos, passando a reaproveitar até mesmo o lixo orgânico”, a matéria destaca a preocupação da instituição em executar e aprimorar, constantemente, ações que colaborem com o meio ambiente.

Joaquim Félix, gerente de Patrimônio e Almoxarifado e gestor ambiental, foi o porta-voz do Colégio na matéria, produzida pela jornalista Léa Lobo. Confira, a seguir, alguns trechos da publicação, que ficará disponível no portal da revista Infra posteriormente:

“Ao fazer a coleta seletiva, o Colégio Dante Alighieri não se contentou com a separação dos materiais recicláveis que, como já diz o nome, são reaproveitados, dos resíduos orgânicos, considerados lixo comum e, portanto, descartados. Apenas por meio da coleta seletiva, a instituição já conseguiu destinar 35 toneladas de resíduos à reciclagem em 2014. Só de papel e papelão foram quase 24 toneladas, além de 5,7 toneladas de plástico e 4,7 toneladas de metais. Isopor, alumínio e vidro também estão sendo encaminhados para a reciclagem.

Mas a preocupação com as questões de sustentabilidade que permeia há anos a gestão do Dante impede que o trabalho pare por aí. Eles queriam mais. Segundo Joaquim Felix Neto […], o Colégio segue dando grande atenção ao lixo urbano, um dos grandes problemas que acometem a sociedade moderna. ‘É sabido que, sem a devida conscientização, grandes empresas e instituições tendem a gerar uma quantia imensa de resíduos que não terão o destino mais apropriado. Por essa razão, ainda que o Dante já se preocupe, há anos, com questões de sustentabilidade, não é menor seu empenho em continuar criando e aprimorando ações ecologicamente corretas’, afirma Felix Neto.

Assim, o Colégio criou a Unidade de Compostagem Acelerada. Por meio dela, os cerca de 250 quilos de resíduos orgânicos gerados por dia viram adubo, que pode ser utilizado nos jardins, no viveiro de plantas e nas hortas orgânicas. O sistema de compostagem culmina na produção de adubo adequado também para a manutenção da grande horta orgânica, atualmente sendo implantada no teto do edifício Ruy Barbosa do Colégio.

O teto verde – um dos destinos finais desse composto – veio como um teste no início de 2015 e, devido aos resultados já obtidos, segue ganhando espaço.

“Como se vê, o projeto de compostagem integra uma política global de sustentabilidade, somando-se a outras questões básicas de conscientização, como a do uso racional de água. Mas a perseguição à construção de um mundo melhor para as futuras gerações permanece uma constante. ‘Não podemos ignorar o fato de que muito ainda pode ser feito para que os processos do Dante se tornem mais sustentáveis, mas os resultados que temos constatado nos projetos citados provam que a instituição continua no caminho certo e dá um bom exemplo aos seus quase 4,5 mil alunos e 800 colaboradores. Isso também só está sendo possível graças ao suporte dos colegas de trabalho e os parceiros de fora, como o engenheiro agrônomo Rui Signori e as empresas DarVida e Morada da Floresta’, conclui o gerente.”