Representantes do Dante visitam poeta Paulo Bomfim

Publicado em 4 de julho de 2013 às 14:18

O presidente do Colégio Dante Alighieri, José de Oliveira Messina, e o gerente de Marketing, Fernando Lopo Homem de Montes, visitaram o “Espaço Cultural Paulo Bomfim”, localizado no Palácio da Justiça de São Paulo, em 3 de julho. Os representantes da Escola foram recepcionados justamente pelo jornalista, escritor e poeta Paulo Bomfim, conhecido como o “Príncipe dos Poetas Brasileiros”.

Também chamado de o “Poeta de São Paulo”, Bomfim é um apaixonado pela cidade. Assim, o espaço cultural batizado com seu nome apresenta diversos objetos que remetem à Revolução Constitucionalista de 1932. O poeta, que atualmente trabalha como assessor especial da presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo, apresentou aos representantes do Dante os itens do espaço cultural, contando, a cada um deles, uma fascinante história (fruto de sua ótima memória).

Em especial, Bomfim chamou a atenção para a fotografia de Maria Soldado, empregada da família do poeta que foi para o front de batalha na Revolução de 1932. Outra figura que mereceu a menção do jornalista foi o promotor Ibrahim Nobre, conhecido como o “tribuno da Revolução” por seus discursos em que acusava Getúlio Vargas de instalar uma ditadura no Brasil.

“Ficamos encantados com esse espaço que conta um pouco da história de São Paulo”, disse o dr. Messina a Paulo Bomfim, que, em seguida, levou os representantes do Dante para a sala que abriga o museu do Palácio da Justiça. No local, estão expostos quadros de figuras políticas como Campos Salles, Bernardino de Campos, Manoel Antônio Duarte de Azevedo e Xavier de Toledo, além dos inventários de personalidades como Santos Dumont, Padre Diogo Antônio Feijó e Marquesa de Santos. Outro item que chama a atenção é uma “vara de juiz ordinário”, bastão que simbolizava a autoridade do magistrado. “Costumo dizer que esse prédio tem dignidade para envelhecer”, afirmou Bomfim ao guiar a visita pelo museu.

Empolgado por encontrar um velho amigo, o dr. Messina pediu ao poeta que autografasse um exemplar de “Insólita Metrópole”: São Paulo nas Crônicas de Paulo Bomfim”, livro publicado por Bomfim em 2013. “Fiquei muito feliz com a visita de vocês”, disse o artista, deixando o espaço cultural e o museu à disposição para a visitação dos alunos do Colégio.

O poeta

Bomfim, de 86 anos, é um dos grandes poetas da história do Brasil. Dono de um imenso repertório cultural, ele conviveu com artistas modernistas, como Guilherme de Almeida e Tarsila do Amaral, responsáveis, respectivamente, pelo prefácio e pelas ilustrações do livro de estreia do escritor, “Antônio Triste”, publicado em 1947 e premiado com o “Prêmio Olavo Bilac”, da Academia Brasileira de Letras. O poeta também teve a honra de ser retratado por Anita Malfatti em uma pintura cuja cópia está exposta no espaço cultural.

Além de poeta, Bomfim também é jornalista, com passagens por “Correio Paulistano” e “Diário de São Paulo”. Foi ainda diretor de Relações Públicas da “Fundação Cásper Líbero” e fundador, com Clóvis Graciano, da Galeria Atrium. Na TV, produziu “Universidade na TV” juntamente com Heraldo Barbuy e Oswald de Andrade Filho, no Canal 2, “Crônica da Cidade” e “Mappin Movietone”, no Canal 4. Apresentou, na Rádio Gazeta, “Hora do Livro” e “Gazeta é Notícia”.

Em 2013, Paulo Bomfim comemorou os 50 anos de sua entrada na Academia Paulista de Letras (é o seu decano), motivo pelo qual foi homenageado pela entidade.