Português Italiano Inglês Español
Siga nas redes sociais Facebook Instagram YouTube
Home / Institucional

Representante da Human Rights Watch conversa com alunos do 9º ano e do Ensino Médio

Imprimir Compartilhar Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Google Plus
Em 30 de junho de 2017

Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio receberam, na manhã de 24 de junho, a advogada Maria Laura Canineu, diretora do escritório nacional da Human Rights Watch, uma organização não governamental de direitos humanos. Fundada em 1978, a instituição trabalha pelo mundo todo investigando, denunciando e advogando em causas de violações de direitos humanos em diversos cenários de conflitos em que direitos básicos são desrespeitados. Entre os casos abordados, estão a Guerra da Síria, o genocídio de Ruanda, o trabalho escravo mundial e a exploração infantil.

Maria Laura, mestra em direito internacional ao desenvolvimento de direitos humanos, graduada pela Universidade de Warwick e pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, conversou com os alunos sobre o trabalho da HRW ao redor do mundo, abordando diversos cenários históricos e atuais, além de falar sobre a importância do respeito aos direitos humanos nas mais diversas conjunturas.

A atividade foi enriquecida com a exibição do documentário E-Team, que retrata a rotina de quatro especialistas da Human Rights Watch enviados a zonas de conflito para coletar informações sobre a situação vivida pelas vítimas e falar sobre essa realidade com o resto do mundo.

Esse encontro teve ligação com o Dante UN, projeto idealizado por ex-alunos, juntamente com os professores de filosofia e sociologia, cujo objetivo é representar uma discussão como as realizadas nas conferências da Organização das Nações Unidas (ONU). Durante os encontros, eles tiveram que debater e negociar questões sobre diversas áreas, incluindo direitos humanos.

Categorias: Institucional