Projeto do Dante é premiado na Febrace e escolhido como representante em feira internacional

Publicado em 24 de março de 2016 às 15:58

O Colégio Dante Alighieri participou, entre os dias 14 e 18 de março, da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Na ocasião, foi representado por dois projetos desenvolvidos por alunos do programa Cientista Aprendiz. Um desses projetos, da aluna Lorena Dal Collina Sangiuliano, da 3ª série F, foi premiado na categoria de Saúde e escolhido como um dos nove trabalhos de pesquisa a representar o Brasil na Inter-ISEF.

Com cerca de 2100 projetos inscritos, 332 foram selecionados como finalistas para participar da Febrace, sendo dois projetos do Colégio, número máximo permitido por escola. Nesse período, cerca de 20 avaliadores – como pesquisadores da área, doutores, mestres – avaliaram esses trabalhos e os premiaram de acordo com suas categorias.

O primeiro, chamado “Estudo da Desgranulação de Mastócitos Peritoneais Induzida pelo Veneno de de Bothrops alternatus”, participou na categoria Ciências Biológicas e foi desenvolvido pelas alunas Juliana Silveira Prodonoff, Luna Duarte Prado Garcia e Tauany Leonardo da Silva, com orientação do professor Peterson Lásaro Lopes, coorientação da professora Sandra Tonidandel e parceria com o Instituto Butantan. O trabalho tem como objetivo aprofundar os estudos sobre os efeitos inflamatórios locais induzidos pelo veneno de B. alternatus no organismo de mamíferos, investigando as taxas de desgranulação de mastócitos peritoneais em camundongos, após a inoculação da substância estudada.

O segundo, por sua vez, se chama “Identificando Antígenos do Leite nos Alimentos”, que participou na categoria Saúde. Desenvolvido pela aluna Lorena Dal Collina Sangiuliano, com orientação da professora Carolina Lavini, coorientação da professora Sandra Tonidandel e em parceria com a Faculdade de Medicina da USP, o projeto teve como objetivo criar um kit capaz de identificar de maneira fácil um antígeno encontrado em alimentos que podem causar uma reação alérgica em determinadas pessoas, evitando que os indivíduos que sofrem dessa alergia sejam limitados a frequentar certos restaurantes ou consumir produtos industrializados. O trabalho foi premiado com a medalha de prata na categoria Saúde e, além disso, foi escolhido como um dos nove representantes brasileiros na Intel-ISEF (International Science and Engeenering Fair”, em Phoenix, nos Estados Unidos.

“Há seis anos nosso Colégio tem pelo menos um representante na delegação brasileira, o que é um orgulho para nossa história”, comentou a professora Sandra Tonidandel, coordenadora geral do Colégio. “Essa iniciativa do Dante é um dos nossos diferenciais e marca o desenvolvimento de atitudes diferenciadas por parte de nossos estudantes, como criatividade, inovação, colaboração e responsabilidade social e ambiental”, completou.