Oficina Dante em Foco realiza cobertura do Greenk Tech Show, realizado no Parque do Ibirapuera

Publicado em 26 de junho de 2017 às 18:41

O Colégio Dante Alighieri participou do Greenk Tech Show, evento de tecnologia e sustentabilidade realizado no Parque do Ibirapuera entre os dias 23 e 25 de junho. Além de a coordenadora-geral tecnológica do Colégio, professora Valdenice Minatel, ter proferido uma palestra com o tema “Educação e Tecnologia: em busca de contextos sustentáveis”, a oficina de educomunicação Dante em Foco esteve presente, com o seu estúdio móvel, fazendo a cobertura jornalística da programação durante todo o evento.

De todo o conteúdo produzido com o suporte de dezenas de entrevistas realizadas durante o fim de semana, muito foi disponibilizado na página da Dante em Foco no Facebook (clique aqui para acessá-la), e duas reportagens foram publicadas pelo Dante em seu blog do Estadão, nas quais é abordado o papel da oficina no evento – que, além de cobrir as atividades, também se propôs a explicar a importância da educomunicação na formação humana – e é apontada a riqueza da proposta do Greenk, que, entre diversas ações, trabalhou com a ideia de ajudar a sociedade a repensar o consumo e o descarte de produtos tecnológicos.

A professora de educomunicação da Dante em Foco Barbara Endo explicou que os próprios alunos tiveram o desafio de esquematizar previamente a cobertura do evento. A partir disso, os dantianos puderam entender a necessidade de a equipe se preparar para improvisos e alternativas, tendo em vista que, no momento da execução, nem todas as ações saem como planejado. “Quando chegamos ao evento, eles viram que havia situações diferentes daquilo que imaginaram, então precisaram se reorganizar. Eles trabalharam como verdadeiros profissionais, souberam agir no improviso sempre que necessário”, disse.

Outro aspecto importante do evento foi o fato de os alunos terem refletido sobre a responsabilidade dos produtores do conteúdo, que podem oferecer diversas abordagens a partir da cobertura que fazem. “Aproveitamos o evento para conversar sobre princípios editoriais. Uma das ideias, por exemplo, foi a de não necessariamente falarmos do evento em tom de propaganda. Eles entenderam a responsabilidade que tinham em mãos e, pela forma respeitosa com que foram tratados, sentiram-se extremamente valorizados pelo trabalho desempenhado. Sentiram orgulho do que fizeram”, contou. “Eles conseguiram coisas impressionantes, como entrevistas exclusivas, e muitas das fontes se surpreenderam positivamente pela profundidade das informações que nossos repórteres colheram antes das entrevistas.”

O Dante também garantiu uma ampla equipe profissional para dar apoio aos focados: além da professora Barbara Endo, a oficina contou com a participação da coordenadora-assistente de Tecnologia, professora Verônica Cannatá, da professora Tânia Cristina Pereira, dos estagiários Adriano Leonel e Henrique Amaral e do Departamento de Audiovisual.

Clique nas imagens a seguir para conferir as reportagens publicadas pelos focados no blog dantiano no Estadão: