Obras do 5º ano são expostas no Istituto Italiano di Cultura

Publicado em 9 de dezembro de 2015 às 17:50

Alunos do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental participaram, em setembro, de um grande evento realizado pelo Istituto Italiano di Cultura de São Paulo: a Giornata Porte Aperte, que garantiu ao público geral o acesso a diversas atividades culturais durante parte do mês. Em uma parceria entre o Departamento de Arte, coordenado pela professora Maria Beatriz Perotti, e o de Italiano, coordenado pela professora Angela Angoretto, os dantianos do 5º ano produziram uma série de obras baseadas na celebração, em 2015, do ano da Itália na América Latina. A professora Rafaela Pedrassa conduziu as atividades.

Com essa comemoração, que também remete à importância do reforço das raízes italianas no Brasil, os alunos fizeram uma série de trabalhos em sala de aula, que envolveu debates culturais para inspirar a criação das obras. “Surgiram muitos trabalhos bonitos, e, ao fim da atividade, as professoras selecionaram 27 obras para serem expostas na sede do instituto”, explicou a professora Maria Beatriz Perotti.

Os alunos e seus familiares participaram de um vernissage no instituto, que acolheu as obras dos dantianos durante parte da semana dedicada à valorização da cultura italiana no país. Naquela noite, alunos do 9º ano também apresentaram canções especiais com o tema do evento. Durante a exposição, os presentes puderam indicar os trabalhos de que mais gostaram. As cinco peças mais votadas renderam aos alunos um prêmio especial, além da lembrança que todos receberam pela participação na atividade cultural.